DADOS DA COVID-19

Secretária de Saúde encaminha diariamente planilhas da Covid-19 ao Conass

Conselho Nacional de Secretário de Saúde utiliza um painel de dados para informar sobre a pandemia de Covid-19; pasta goiana afirma que Goiás segue em primeiro luga em transparência


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 09/06/2020 às 17:27:32

(Foto: Edilson Dantas)
(Foto: Edilson Dantas)

O Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), que reúne gestores de 26 Estados e o DF, desde domingo (7) utiliza um painel de dados para informar sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. Em nota, a secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) disse ter atendido “prontamente o pedido do Conass para encaminhamento diário de uma planilha com as informações sobre a Covid-19 (casos e óbitos) no Estado”.

Esta nota vem em resposta a uma série de perguntas enviadas ao secretário Ismael Alexandrino, sobre a criação do painel, se o mesmo foi uma resposta ao ocultamento de dados do governo federal, além de outras. Ainda segundo o texto, é informado que “Goiás segue em primeiro lugar no ranking de transparência no combate à Covid-19, conquistado em 28 de maio, quando o Estado obteve nota 100 no índice da Open Knowledge Brasil (OKBR)”.

O texto reforça, também, já em 12 de março, quando os três primeiros casos de contágio pelo vírus foram confirmados no Estado, a SES-GO passou divulgar diariamente um boletim com dados da doença. “Além disso, foi criado o painel da Covid-19, com informações dinâmicas para acesso público”, reitera o documento.

Conass

Conforme nota assinada pelo presidente do conselho, Alberto Beltrane, o Conass atualizará os dados todos os dias às 18h. Segundo o texto, o conselho atua “pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático”.

Também é dito no documento que a “ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde”. O Conass diz ter a democracia como princípio.

Confira a nota do Conass na íntegra:

O CONASS pauta sua atuação pelo mais alto interesse público, respeito à diversidade e pluralismo democrático.

Nosso valor maior é a vida.

A defesa da saúde e da vida é nosso compromisso inabalável com os brasileiros.

Tendo a democracia como princípio, o CONASS busca incessantemente o consenso para o fortalecimento do sistema de saúde que todos desejamos. Um SUS capaz de acolher, proteger, promover, recuperar e salvar vidas de todos os brasileiros, com empatia, solidariedade e compaixão é o que queremos.

A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.

Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o PAINEL CONASS – Covid-19, atualizado diariamente até às 18h.

Trabalharemos continuamente para aperfeiçoa-lo, para o que contamos com colaboração de todos.”

Alberto Beltrame

Presidente do CONASS