Saúde do homem

Secretaria da Saúde realiza série de ações para marcar o Dia Internacional do Homem

Atividades do Dia Internacional do Homem têm o propósito de conscientizar e alertar a população masculina para a adoção de medidas que reduzem ou amenizam a ocorrência dessas doenças





//

Como parte das programações para o Dia Internacional do Homem, celebrado todo dia 19 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza uma série de ações voltadas à prevenção às doenças e aos agravos que muitas vezes provocam a morte. A equipe responsabiliza-se por implementar em Goiás a Política de Atenção Integral à Saúde do Homemefetivada pelo Ministério da Saúde. Esta política, definida por meio de cinco eixos temáticos, abrange a população masculina de 20 a 59 anos, que representa cerca de 28% da população brasileira.

São caracterizados como eixos temáticos o acesso e acolhimento do público masculino nas unidades de saúde; paternidade e cuidado; direitos sexuais e reprodutivos; promoção da saúde e prevenção de violências e acidentes; e atenção integral a doenças prevalentes na população masculina. A subcoordenação de Saúde do Homem coordena, assessora e apoia a execução do Plano de Ação Municipal da Saúde do Homem nos 246 municípios do Estado. Além disso, coordena a realização da Campanha Estadual de Saúde do Homem e capacita técnicos para o desenvolvimento das ações nos municípios.

Os registros da Secretaria da Saúde revelam que as causas externas – nas quais estão incluídos os acidentes de trânsito, lesões autoprovocadas e agressões – são responsáveis por 40% das mortes da população masculina adulta (20 a 59 anos) em Goiás.

As doenças do aparelho circulatório, entre as quais o enfarte agudo do miocárdio, as cardiopatias e a insuficiência cardíaca, vêm em segundo lugar no ranking das causas de mortes, com 18% do total de casos. As neoplasias, sobretudo o câncer de brônquios e pulmão, estômago, esôfago e próstata, compõem a terceira causa de morte dos homens, com 9% do total de mortes registradas em Goiás.

A coordenadora de Redes de Políticas de Atenção à Saúde da SES, Luciana Martins Santana, destaca que as ações do Dia Internacional do Homem têm o propósito de conscientizar e alertar a população masculina para a adoção de medidas que reduzem ou amenizam a ocorrência dessas doenças. Os eventos prosseguem até o dia 26 próximo.

Nesta sexta-feira (20), uma equipe composta por 20 profissionais, entre os quais enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais e acadêmicos de enfermagem, farão ações como aferição de pressão arterial; avaliação de acuidade visual e auditiva; teste de glicemia; orientações de saúde bucal e nutrição, avaliação do índice de massa corpórea; distribuição de preservativos; orientações sobre prevenção de violência e acidentes e ainda sobre o tabagismo. As ações serão realizadas no Sest/Senast, no Bairro São Francisco. Na programação também constam palestras, recital de poesia, haverá distribuição de materiais educativos e a oferta de uma série de ações na área de saúde.

“As mortes por causas externas, na maioria das vezes prematuras, trazem consequências impactantes não apenas para a vítima, mas para toda a sociedade tendo em vista que são vidas jovens perdidas em plena fase produtiva”, considera Luciana Santana. As mortes decorrentes das doenças do aparelho circulatório poderiam ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida, entre os quais o consumo de alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. O consumo de gorduras e de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o estresse físico e emocional, a obesidade e o diabetes são os principais fatores de risco para o enfarte, acidente vascular cerebral, hipertensão e doença renal hipertensiva.

O Dia Internacional do Homem foi instituído em 1999 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção das pessoas, de maneira geral, para a garantia dos direitos da população masculina, entre os quais o acesso à saúde e a prevenção às doenças e aos agravos que muitas vezes provocam a morte.

O cronograma completo das ações da SES pode ser acessado aqui:

Tópicos