Do Mais Goiás

‘Saudade durante a pandemia’ é tema do episódio desta sexta do Secult Kids

Episódio vai ao ar nesta quinta-feira (28)

secult kids

No episódio de hoje (28) da série semanal Secult Kids, disponibilizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), os temas abordados serão a saudade e o isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

Os episódios são lançados no canal do YouTube da Secult e tem o objetivo de levar entretenimento para a criançada, sempre com conteúdos de teor educativo-comportamental. Para o episódio desde sexta, são apresentados os personagens Lilica e João, representados por bonecos de fantoche.

Os dois conversam sobre a saudade que sentem dos coleguinhas da escola, e Lilica chora por não conseguir lidar com a falta das brincadeiras com os amigos, das festas de aniversário e das conversas que tinham pessoalmente.

Vendo a tristeza da amiga, Joãozinho faz o possível para acalmá-la, dando algumas ideias bem interessantes. Uma delas é pedir para que Lilica peça à mãe para ligar para as mães de suas amigas, para que possam fazer uma vídeo-chamada juntas. A ideia parece fazer com que a menina finalmente se empolgue. Assim, ela vai correndo contar para a mãe sobre o que pretende fazer.

De acordo com informações publicadas pelo portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sobre os efeitos que mais acometeram e continuam acometendo as crianças nestes tempos de pandemia, é muito importante manter o diálogo aberto com os filhos, explicando tudo que está acontecendo e as razões que levaram ao afastamento dos coleguinhas de escola e do restante da família.

Para Maria Martha Duque de Moura, médica pediatra e terapeuta de família da Fiocruz, os adultos precisam elaborar as melhores estratégias para repassar essas informações para as crianças, sempre respeitando suas idades e o nível de compreensão de cada uma, para não confundi-las e nem sobrecarregá-las.

É pensando justamente em ajudar os pais nessa missão, que o Secult Kids, que faz parte da programação do projeto “Cultura em Casa”, vem apresentando vários conteúdos educacionais e relevantes para o desenvolvimento infantil, tudo mostrado de forma lúdica e envolvente. Vale a pena conhecer o projeto e incentivar seus pequenos a acompanharem o Secult Kids. Clique aqui e acesso o canal no YouTube.