Do Mais Goiás

Sandramara Chaves é escolhida na consulta da nova Reitoria da UFG

Candidata recebeu o apoio do atual reitor e recebeu 64,3% dos votos válidos. Sua gestão terá início em 2022

Sandramara Chaves é eleita reitora da UFG
(Foto: Divulgação/UFG)

A professora Sandramara Chaves venceu a consulta pública para a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) em processo eleitoral que se encerrou na noite desta quarta-feira (9). Ela liderava a chapa 1 – UFG Viva, que recebeu 3.629, o que representa 64,3% dos votos válidos. A chapa 2 – Movimenta UFG, recebeu 2.012 votos.

Em um vídeo publicao nas redes sociais, Sandramara agradeceu pelos votos recebidos. Emocionada, ela se comprometeu com as propostas feitas ao longo da campanha. “Nós estamos muito felizes e reafirmamos os nossos compromissos com as propostas que foram construídas e na luta por uma UFG cada vez mais forte”, disse a reitora eleita.

Sandramara foi vice-reitora durante a gestão de Edward Madureira, atual reitor da universidade. Graduada em pedagogia com doutorado em pela Universidade de São Paulo (USP), atua diretamente com formação de professores. Ela foi pro-reitora de graduação da UFG, entre 2006 e 2014, e presidente do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de graduação em 2008. Para o cargo de vice-reitor, foi eleito o docente de física Jesiel Freitas Carvalho.

Depois que a consulta é feita, uma lista com o resultado dela e os nomes são encaminhados à presidência da República, que faz a escolha. Por tradição, escolhe-se o candidato mais votado. A consulta para reitor da UFG é feita dentro da comunidade universitária, que reúne professores, trabalhadores técnico-administrativos e estudantes. Sandramara deverá assumir o cargo em 2022, quando o atual mandato se encerra, para uma gestão de quatro anos.

*Alterado às 9h56 para correção de informações sobre o encaminhamento dos nomes à presidência da República