Do Mais Goiás

Saiba mais sobre as três candidatas à reitora do IFG

Nomes foram homologados nesta terça-feira (1º); eleição ocorre em 14 de junho

Saiba mais sobre as três candidatas à reitora do IFG
Professoras Fabiane, Oneida e Maria de Lourdes (Fotos: Arquivo Pessoal)

Agora é oficial. O Instituto Federal de Goiás (IFG) homologou três candidaturas femininas para disputar o cargo de reitora. São elas: Fabiane Costa Oliveira (professora do Campus Goiânia); Maria de Lourdes Magalhães (professora e atual diretora-geral do Campus Goiânia); e Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon (professora e atual pró-reitora de Ensino).

O primeiro turno das eleições, que valem para o quadriênio 2021-2015, acontecem em 14 de junho, das 9h às 21h, de forma remota. Segundo o regulamento, estão aptos a votar todos os servidores do Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, efetivado até o dia 21 de maio de 2021. Também podem escolher a próxima reitora os discentes, regularmente matriculados até o dia 21 de maio de 2021, nos cursos ofertados pela Instituição, presenciais ou a distância, conforme estabelecido no Art. 44 do Estatuto do IFG.

Fabiane Costa

Fabiane é graduada e mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca) e doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2011, ela atua no IFG, tendo ingressado como professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG (Câmpus Goiânia).

Em 2015, ela passou a atuar nos conselhos representativos da Instituição e nos demais espaços de construção institucional. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História e, há quatro anos, exerce a função de chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas I, do Câmpus Goiânia.

Maria de Lourdes Magalhães

Conhecida como Lurdinha, Maria de Lourdes tem doutorado em Economia de Empresas (UCB), mestrado em Transportes (UnB) e graduação em Engenharia Civil (UFG). Ela é efetiva do IFG desde 1994, começando no Câmpus Jataí.

Em 1996, ela foi transferida para Goiânia e lotada na Coordenação de Transportes. Sempre atuou como docente em cursos técnicos de nível médio e superior. Tem experiências na área de gestão, dirigindo a Chefia do Departamento Acadêmico, a Coordenação da Área de Transportes e atuou, também, como representante docente no Conselho Superior do IFG. Desde 2017 está como diretora-geral do Câmpus Goiânia.

Oneida Cristina

Oneida é graduada em Pedagogia, especialista em Gestão: Educação e Ensino, além de mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Santiago de Compostela (Espanha). Está no IFG desde 2010, quando ingressou como professora da área de Educação.

Vale destacar, ela participou do processo de implantação de dois câmpus: Câmpus Luziânia, no entorno de Brasília, tendo atuado como chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas; e o Câmpus Goiânia Oeste, no qual atuou como gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e depois como diretora-geral. Atualmente está à frente da Pró-Reitoria de Ensino do IFG.