FolhaPress

Saiba como transcrever áudios de WhatsApp e Telegram diretamente nos apps

Telegram e WhatsApp permitem transformar áudio em textão

Telegram e WhatsApp permitem transformar áudio em textão (Foto: Divulgação)
Telegram e WhatsApp permitem transformar áudio em textão (Foto: Divulgação)

Sem tempo para ouvir os áudios intermináveis que te mandam no zap, irmão? Pois saiba que existem formas de transcrever os “podcasts” que você recebe no WhatsApp e no Telegram —e, de quebra, salvar algumas amizades.

TELEGRAM

O Telegram, que já possibilita dobrar a velocidade de reprodução dos áudios, conta também com uma variedade de robôs para diferentes fins, inclusive o de transformar em textão aquele áudio de 5 minutos que seu amigo mandou.

Um deles é o Transcriber Bot, que reconhece áudios em 24 idiomas, entre eles português brasileiro e de Portugal, inglês britânico e americano, e chinês tradicional e de Hong Kong.

Outra opção mais arrojada é o Voicy, que já suporta 77 línguas, incluindo, além das mais conhecidas, latim, maori, iorubá e até algumas mais específicas, como sesoto do sul. Nos testes feitos pela Folha, o reconhecimento do conteúdo também pareceu mais fiel.

Para usá-los, basta procurar por “Transcriber Bot” e/ou “Voicy” no campo de busca das conversas no app, abrir uma conversa com o bot escolhido, definir o idioma e encaminhar (ou mandar na hora) o áudio que deseja transcrever, que será instantaneamente devolvido em forma de texto escrito.

Também é possível encaminhar áudios do WhatsApp para os robôs. Mas, para isso, é preciso exportar o histórico da conversa de um aplicativo para o outro.

WHATSAPP

Caso não queira ter o trabalho de mover todas as suas conversas do Telegram para o WhatsApp, saiba que o app do Facebook também conta com um recurso próprio para transcrição de áudios.

Trata-se de uma inteligência artificial desenvolvida pela CyberLabs, startup brasileira criada pelo engenheiro de computação Marcelo Sales, cofundador da Movile, dona do iFood.

O processo inicial já é diferente dos bots do Telegram. Primeiro, é preciso adicionar aos seus contatos o número (21) 98282-0415. Em seguida, deve-se iniciar uma conversa e aceitar os termos de uso, permitindo que os áudios enviados sejam salvos.

A empresa diz que os dados são salvos de forma anônima e não atrelados ao seu número de celular, servindo apenas para melhorar o reconhecimento de voz do bot.

Ao enviar o áudio desejado, o robô devolve instantaneamente não só o texto transcrito, mas também uma versão do arquivo de voz acelerado em 1,5. Além de ser o menos fiel dos três serviços testados, a inteligência artificial da CyberLabs também conta com outra limitação: só é possível transcrever áudios em português.