Estado conclui revitalização do Palácio da Instrução na cidade de Goiás

Governador Ronaldo Caiado destacou o resgate histórico do arquitetura

Estado conclui revitalização do Palácio da Instrução na cidade de Goiás
Revitalização do Palácio da Instrução na cidade de Goiás é concluída (Foto: Júnior Guimarães)

A revitalização do Palácio da Instrução na cidade de Goiás está concluída. O fim das obras do primeiro prédio em arquitetura art déco do Estado, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), faz parte das celebrações aos 294 anos do município que já foi capital.

Acompanhado da filha, a advogada Anna Vitória, o governador lembrou que o prédio foi construído em 1929 pelo tio-avô e ex-governador Brasil Ramos Caiado. Segundo ele, os servidores mereciam a obra, que foi executada sob responsabilidade da Secretaria de Educação e custou mais de R$ 888 mil.

“Temos o compromisso, cada vez mais, de voltar os olhos às pessoas. Esta é a história que nos traz aqui, de volta a Goiás”, ressaltou. E ainda: “Quero que vocês se sintam as pessoas mais nobres no Estado de Goiás por ensinar as nossas crianças e proporcionar a elas um futuro melhor, com grandes perspectivas.” A reforma, vale lembrar, começou em outubro de 2020.

Destaca-se, o Palácio da Instrução, que sempre abrigou estruturas da educação estadual, faz parte dos bens históricos tombados da cidade de Goiás. Ele detém o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela Unesco.

Compromissos

Também no sábado, Caiado assinou a transferência do Estádio Hélio de Loyola para a Prefeitura Municipal. O intuito é garantir projetos esportivos para novas gerações por meio de parceria entre Estado e município.

Na mesma data, o governador verificou as obras da requalificação do Palácio Conde dos Arcos, que estão 70% concluídas. Trata-se da residência oficial dos governadores da antiga capital, um patrimônio histórico com mais de 30 cômodos, rico acervo de mobiliário e de peças antigas, além de três pátios com jardins.