Fabricio Moretti
Do Mais Goiás

Revitalização do Bosque dos Buritis é oficialmente anunciada

Reforma ainda não tem data marcada. Assessoria de deputado Lissauer Vieira diz que revitalização "é coisa rápida e barata. Em torno de R$ 100 mil"

Nesta quinta-feira (15), a revitalização do Bosque dos Buritis foi oficialmente anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Atualmente o parque, localizado no setor Oeste, passa por algumas reformas no deque de madeira do lago principal. Contudo, o início da ampla revitalização ainda não tem data marcada.

A Casa deve cuidar da parte de legislação, técnica e jurídica. Enquanto a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) cuidará da parte operacional. A Prefeitura informou que ainda não pode passar os detalhes da revitalização, pois os levantamentos ainda serão feitos. O Mais Goiás entrou em contato com a Amma, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Segundo André Ariza, diretor de Planejamento Estratégico da Alego, a assembleia “irá contribuir financeiramente e buscará união com instituições importantes e experientes para colaborar com o projeto”. A assessoria do presidente confirma que os valores serão custeados pela Alego mas ainda não há previsão de gastos. “Saberemos o valor quando o projeto for apresentado. Toda a reforma será custeada pela Assembleia. É coisa rápida, barata, em torno de R$ 100 mil”.

Prefeito Iris Rezende e deputado Lissauer Vieira anunciaram revitalização no Bosque dos Buritis (Foto: Divulgação/Alego)

Nova Sede

Atualmente, a Alego funciona em um prédio que fica no Bosque dos Buritis. Uma nova sede da Assembleia está sendo construída no Park Lozandes, próximo ao Estádio Serra Dourada. Indagada sobre a previsão de entrega da obra, a assessoria informou que será ainda este semestre.

“Não temos uma data certa pois estamos cuidando primeiro da burocracia, para depois nos reunirmos com a Amma e a Prefeitura e definir tudo. A assembleia inclusive irá instalar outra academia ao ar livre no Bosque”.

O Bosque

O Bosque dos Buritis é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Com mais de 140 mil metros quadrados, é cercado por árvores, lagos e plantas rasteiras. São três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por canais subterrâneos. Em um deles está o maior jato d’água da América do Sul.

Contudo, a vegetação nativa foi substituída por plantas exóticas. Hoje resta somente 10% da vegetação original. Já foram implantados no bosque calçadão de caminhada, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete. O visitante ainda pode conhecer o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e o Monumento à Paz Mundial.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500