PANDEMIA

Reunião do Coe de Goiânia delibera por mais flexibilizações; confira

Decisões só passam a valer apenas após a publicação de decreto da prefeitura e elaboração de protocolos específicos


Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 23/11/2020 às 20:25:43

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Em reunião realizada nesta segunda-feira (23), o Centro de Operações em Emergência de Goiânia (Coe), deliberou por uma maior flexibilização de circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus. Entre as decisões tomadas, está a liberação da presença de maiores de 60 anos em igrejas e templos. A entidade também liberou a presença de menores de 12 anos em Shopping Centers, seguindo uma liminar que já permitia o acesso.

O Coe também decidiu pela reabertura das brinquedotecas e shoppings. Para isso, os estabelecimentos devem seguir os mesmos protocolos adotados na liberação do funcionamento de locais similares em bares e restaurantes.

Outra decisão do Coe foi a reabertura e permissão para uso dos vestiários em academias. Nesse caso, as pessoas que não forem usar o chuveiro devem utilizar máscara durante toda a permanência no local.

Por fim, o órgão manteve o veto ao funcionamento das salas de cinema. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), os integrantes do Coe entenderam que os aspectos epidemiológicos e sanitários do momento  não são favoráveis.

Vale lembrar que as decisões do Coe passam a valer apenas após a publicação de um decreto assinado pelo Prefeito Íris Rezende (MDB). Além disso, a SMS informou que também é necessária a publicação dos protocolos específicos para cada situação. De acordo com a pasta, eles devem ficar prontos até a próxima quinta (26).