OI OI OI

Retorno da novela Avenida Brasil garante ótima audiência; confira os números

Foi a melhor audiência de uma estreia no 'Vale a pena ver de novo' em duas décadas. 'Avenida Brasil' subiu percentual de televisores ligados de 49% para 55%


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 11/10/2019 às 16:01:31

Carminha congelada em Avenida Brasil. Boa audiência e repercussão marcaram a volta da novela (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Carminha congelada em Avenida Brasil. Boa audiência e repercussão marcaram a volta da novela (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Avenida Brasil retornou à programação da TV Globo na última segunda-feira (7), e a emissora já vem colhendo bons resultados com a novela. A audiência da trama atingiu a melhor marca de uma estreia no Vale a pena ver de novo nos últimos 20 anos: 23 pontos de média. De acordo com o IBOPE, essa é a maior sintonia de uma reestreia desde março de 1999, quando O Rei do Gado marcou 24 pontos. No horário do retorno da novela, o número de televisores ligados subiu de 49% para 55%.

No segundo capítulo, exibido na última terça-feira (8), a obra de João Emanuel Carneiro registrou média de 20,7 pontos. Na quarta-feira (9), impulsionada pela audiência de Avenida Brasil (19,1), a novela Por Amor, em sua última semana, marcou 22,2 pontos em São Paulo, superando a inédita Éramos Seis (20,7 pontos), exibida no horário das 18h.

Na quinta-feira (10), entretanto, a média de audiência de Avenida Brasil foi de 17,3 pontos. A queda nos números já é esperada pela emissora, que prevê o aumento da audiência no desenrolar dos capítulos, quando toda a trama principal envolvendo a vingança de Nina contra Carminha vai se desenrolar.

Avenida Brasil: tudo sobre a novela sucesso de audiência que parou o país

Carminha e Nina movimentaram a trama de Avenida Brasil com muita vingança, brigas e cenas marcantes (Foto: Divulgação/TV Globo)

A favorita do público

Segundo a Revista Veja, os telespectadores colocaram Avenida Brasil na liderança dos assuntos mais comentados do Twitter na segunda-feira (7). Até o final da exibição do capítulo, foram mais de 100 mil citações com o nome do folhetim. Os personagens também emplacaram os trending topics: 13 dos 19 assuntos mais comentados eram relacionados à novela.

Antes de Avenida Brasil voltar às telas, a Veja realizou uma enquete que apontou que mais de 27% dos expectadores tinha a novela como favorita à reprise. O número é quase o dobro dos 14% registrados por América, segunda colocada. Antes de escolher a história de Carminha para as tardes, a TV Globo tinha decidido exibir Êta Mundo Bom!, que foi ao ar há três anos.

A novela que parou o Brasil

O último capítulo da primeira exibição da novela bateu recorde de audiência, com 56 pontos de média nacional, segundo o IBOPE. Em Goiânia o último capítulo registrou 55 pontos.

Avenida Brasil foi indicada ao prêmio Emmy Internacional, mas perdeu para a também brasileira Lado a Lado. De 118 indicações à premiações, Avenida Brasil recebeu 41 prêmios. Entre eles: melhor novela no Troféu Imprensa, Prêmio Contigo! de TV e Prêmio Extra de Televisão, além de Prêmio da Crítica, Melhor Ator (José de Abreu), Melhor Atriz (Adriana Esteves) e Melhor Autor (João Emanuel Carneiro) pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

*com informações do UOL