Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás

Restaurantes para encontrar um bom peixe na telha em Goiânia

Prato típico da culinária goiana, o peixe na telha é destaque em alguns restaurantes da capital, servido em porções generosas e com o sabor autêntico

(Foto: Reprodução)

A culinária goiana é cheia de boas surpresas e, além do arroz com pequi, outro prato que define muito bem a nossa gastronomia é o peixe na telha. Embora seja sempre bastante consumido ao longo do ano, no período da quaresma acaba ganhando ainda mais espaço em nossas mesas. Para quem ama a receita, existem alguns bons restaurantes em Goiânia que a servem no cardápio.

A título de curiosidade, o prato foi criado em 1978, pelo professor Aldair Aires e também por Bariani Ortencio, um dos autores de maior referência da culinária goiana. Na época, Aldair havia acabado de montar um restaurante e tentava encontrar a melhor forma para servir a peixada da casa.

A intenção era servir o prato à mesa da mesma forma que se serve a feijoada, permanecendo quente, mesmo longe do fogo. Foi aí que Bariani teve a ideia: já que o peixe é comprido, nada melhor que servi-lo em uma telha. Então, fabricou as telhas com cerâmica e fechou as extremidades antes de queimá-las. Ali estava o prato perfeito para manter a peixada borbulhando mesmo depois de meia hora de sair do forno.

Hoje, o prato representa um dos maiores tesouros da gastronomia local e é reproduzido em várias regiões do Brasil. Mas se você está em busca da receita autêntica, conheça abaixo algumas sugestões para experimentar em Goiânia.

Saiba onde encontrar peixe na telha em Goiânia:

1 – Bar Marronzinho

peixe na telha Goiânia

(Foto: Reprodução)

Um dos bares mais tradicionais de Goiânia, o Marronzinho está no Setor Sudoeste e representa uma ótima alternativa para quem gosta de comer peixe. O carro-chefe da casa fica por conta do tucunaré na chapa, que é sempre acompanhado de arroz, pirão e salada.

Apesar disso, os clientes encontram também um peixe na telha maravilhoso, em porção bem servida e bem temperada, prato que também figura entre os principais do cardápio.

Horário de atendimento: terça a sábado, das 17h às 00h | domingo, das 11h às 16h

Telefone: (62) 3256-1737

Endereço: R. Pinheiro Chagas, 244 – St. Sudoeste, Goiânia – GO, 74303-035

Instagram: @barmarronzinho

2 – Fogão Caipira

(Foto: Reprodução)

O Fogão Caipira é mais um restaurante super tradicional em Goiânia, oferecendo o que há de melhor da comida brasileira, com foco na culinária goiana. O cardápio é super diverso e apresenta pratos clássicos da culinária caipira, como o arroz com pequi e frango, que é um dos mais pedidos da casa.

E é claro que não poderia faltar um bom peixe na telha, que é um dos pratos mais conhecidos e apreciados da gastronomia local. O peixe servido é o pintado, que também pode ser acompanhado de camarão. Vale a pena experimentar!

Horário de atendimento: todos os dias, das 11h às 00h

Telefone: (62) 3218-2104

Endereço: Alameda Henrique Silva, 570 – St. Sul, Goiânia – GO, 74083-020

Instagram: @fogaocaipiragyn

3 – Tucunaré na Chapa Restaurante

peixe na telha Goiânia

(Foto: Reprodução)

Quando o assunto é peixe em Goiânia, logo vem em mente o Tucunaré na Chapa. Com quase 30 anos de história, o lugar conta com um ambiente agradável, arejado e excelente atendimento, trabalhando com um cardápio bem variado e que agrada a todos os gostos.

Além do tucunaré assado na chapa, que é a estrela da casa, o peixe na telha também merece destaque. A porção é bem servida e os temperos estão sempre no ponto certo, perfeito para dividir com a família ou amigos.

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 11h às 15h e das 17h às 00h | sexta e sábado, das 11h às 00h | domingo, das 11h às 17h

Telefone: (62) 3251-2560

Endereço: Av. T-2, 996 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-010

Instagram: @tucunarenachapa

Leia também: