Do Mais Goiás

Represa em Catalão tem nova cheia e assusta moradores

De acordo com os serviços meteorológicos, choveu 83,4 milímetros na última quinta-feira (6), e 83,4 milímetros desde a meia-noite desde o final da manhã desta sexta-feira (7)

Represa em Catalão tem nova cheia e assusta moradores
Represa em Catalão tem nova cheia e assusta moradores

A represa localizada no bairro Monsenhor Souza, que já tinha transbordado na último dia 29 de janeiro, voltou a preocupar moradores de Catalão, na região Sudeste do estado. A cidade voltou a ser castigada com grandes volumes de chuvas em apenas dois dias: na última quinta-feira (6), choveu 83,4 milímetros e, desde a meia-noite até o final da manhã desta sexta-feira (7), choveu 86,4 milímetros.

Um vídeo enviado por um leitor do Mais Goiás mostra a cheia da represa. Nota-se que a água beira às margens do lago. Do outro lado, é possível ver um canal que faz a vazão para outro lago, que também está cheio. Parte da pista de caminhada foi levada pelas chuvas.

A Prefeitura da cidade destacou que o município encontra-se em “situação de emergência desde o último dia 29 de janeiro. Na ocasião, foi registrado cerca de 150 milímetros de chuva. O resultado disso foi três represas rompidas na cidade. Diversos estragos também foram registrados pelo município”.

Apesar disso, o município informou que, desde então, as represas estão sendo drenadas e monitoradas. Também estão sendo feitas limpeza e reforços nos barramentos dessas barragens. A represa do setor Monsenhor Souza está cheia, mas continua sendo monitorada e drenada. O secretário de Obras da cidade, Leonardo Martins, descartou, por enquanto, o risco de rompimento.

As 13 famílias que moram próximas à represa foram orientadas pelos Corpo de Bombeiros para saírem do local preventivamente. Foi oferecido aluguel solidário às famílias listadas pela Secretaria de Promoção e Ação Social.

Além disso, a Prefeitura destaca que mais de 120 colaboradores estão trabalhando nas represas e na extensão da Avenida Raulina Fonseca Paschoal.