Goiás Agora

Rede Itego terá oito novas unidades inauguradas até 2018

O Estado tem atualmente 17 Institutos Tecnológicos de Goiás em atividade

Mais oito Itegos estão com as obras para serem inaugurados até o próximo ano, de acordo com projeção da área de planejamento do Governo de Goiás. A meta do governo estadual é disponibilizar, nos próximos dois anos, o total de 171.841 mil novas vagas (83.661, em 2017, e 88.180, em 2018) para cursos de qualificação, técnicos subsequentes e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Atualmente, a Rede é composta por 17 Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) em atividade – outros nove estão em construção com previsão de expansão, além de suas unidades vinculadas, os chamados Colégios Tecnológicos (Cotecs), que estão distribuídos nas diversas regiões do Estado. O primeiro Itego foi inaugurado em maio de 2000 com a denominação de Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira.

Além do Itego Dr. Luiz Rassi, inaugurado em Aparecida de Goiânia, a previsão é que ao menos cinco unidades sejam entregues até outubro: Formosa (concluído), Santo Antônio do Descoberto (junho); Goiânia – Região Noroeste (julho); Valparaíso de Goiás (novembro); Mineiros (outubro). Outros três Itegos serão inaugurados em 2018. São eles: o Itego Wilson Cavalcante Nogueira, em Piracanjuba; o Itego Paulo Rocha, em Niquelândia; e o Itego Dirceu Ferreira De Araújo, em Planaltina.

Superintendente Executivo da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Mauro Faiad afirma que a expansão das unidades vai inserir Goiás entre os estados com as maiores redes de educação profissional do país. “Com a expansão da Rede Itego promovida pelo governador Marconi Perillo, Goiás terá, até o ano que vem, a segunda maior rede estadual de qualificação profissional e inovação tecnológica do país, atrás apenas de São Paulo. Este é um marco na história de Goiás”, destaca.

O Itego de Aparecida de Goiânia iniciou suas atividades ofertando cursos de Logística, Tecnologia da Informação, Games, Confecções, Alimentos, Gestão, Produção Cultural e Design. As outras unidades em funcionamento disponibilizam cursos também nas áreas de: Química, Mecânica, Sucroenergético, Construção Civil, Meio Ambiente, Informática, Serviços, Enfermagem, Administração, Saúde Bucal, Apicultura, Lácteos, Fármacos, Turismo, Gastronomia, Mineração, Agronegócios e Agricultura.

Com previsão de inauguração em 2018, as unidades instaladas em Parques Tecnológicos são o Itego Professor Antônio Salles, em Catalão; o Itego em Hidrolândia; o Itego em Aparecida de Goiânia; o Itego em Rio Verde e o Itego em Luziânia.

A Rede Itego, que é a responsável pela execução da política de educação profissional tecnológica e de inovação no Estado de Goiás, tem como principal demandante o setor empresarial. Dessa forma, consegue atender cada região e seus potenciais empreendedores de acordo com a vocação de cada município determinada pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs).