Do Mais Goiás

Receita de moqueca de peixe pra fazer na Quaresma e surpreender

Com a chegada da Quaresma, muita gente acaba trocando a carne pelos pescados. Se você também adere às mudanças do período, aqui vai uma dica deliciosa de moqueca de peixe

moqueca de peixe receita
(Foto: Reprodução/ Pixabay)

O período da Quaresma teve início no último dia 17, marcado pela quarta-feira de cinzas. Para os cristãos, este é um tempo de penitência e tem origem que remonta ao Novo Testamento, onde há referência de que Jesus passou 40 dias no deserto, jejuando e orando. Nessa época, o consumo de peixes aumenta de forma considerável, já que muita gente tem o costume de trocar a carne pelos pescados. Entre as receitas mais consumidas, está a moqueca de peixe, que passa a ser uma excelente opção na mesa dos brasileiros.

Portanto, se você também opta pelo consumo de peixes durante este período, aqui vai a dica pra fazer uma moqueca deliciosa em casa e surpreender a família inteira. O ideal é fazer o preparo na panela de barro, que já é uma tradição e proporciona sabores ainda melhores.

Debate sobre origem e curiosidades

moqueca de peixe receita

(Foto: Reprodução/ internet)

O prato conta com diversas variações e alguns ingredientes podem ser substituídos de acordo com a preferência de cada um. De acordo com Lívia Costa (@profa.liviacosta), professora de História da Gastronomia e Mestre em história pela UFG, os baianos, por exemplo, acrescentam leite de coco e azeite de dendê, que é justamente a dica que damos por aqui.

No entanto, os capixabas preparam com tomate, óleo de urucum, jambu, camarão e tucupi, que também fica uma delícia e representa uma boa alternativa. Uma curiosidade é que a origem da moqueca de peixe ainda é bastante debatida nos dias de hoje.

Assim como houve a rivalidade do pequi entre Goiás e Minas, baianos e capixabas também disputam a autoria do prato. Independente de suas origens, não dá pra negar que o prato é bem brasileiro e conta com sabores inigualáveis.

Segundo Lívia, a moqueca de peixe vem da expressão “Moquém” (tupi), um termo que também conta com algumas variações. “No livro de História da Alimentação no Brasil, o autor Luís Câmera Cascudo afirma que moqueca vem da palavra tupi “pokeka” que significa “embrulhado, enrolado”; O peixe era assado em volto de folhas de bananeiras (O que os índios faziam)“, comenta a professora.

Independente da origem, Lívia acrescenta que o importante é preparar a receita em panela de barro ou cerâmica, que é uma tradição que faz parte até mesmo da cultura brasileira e, de quebra, ainda garante um sabor especial ao prato. Dito isso, confira a receita especial que preparamos pra você fazer em casa!

Receitinha pra quem ama moqueca de peixe

moqueca de peixe receita

(Foto: Reprodução/ internet)

Ingredientes

  • 700g de peixe em postas (cação ou garoupa)
  • 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • 1 pimentão verde cortado em rodelas
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  • 2 tomates maduros cortados em rodelas (com ou sem casca)
  • suco de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de coentro
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • 2 tabletes de caldo de camarão (pode ser substituído por caldo de legumes)
  • Pitada de pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo

Após lavar bem as postas de peixe, regue com o suco de limão e deixe marinar por aproximadamente 1 hora, de preferência, na geladeira.

A montagem é feita por camadas. Coloque em uma panela grande e de fundo largo (panela de barro, de preferência), metade das cebolas, cobrindo com metade das postas do peixe e, em seguida, metade dos pimentões e tomates.

Em seguida, você pode adicionar um fio de azeite. Polvilhe também um pouco de coentro, repita as camadas mencionadas acima e finalize polvilhando um pouco mais de coentro (quem não gosta do ingrediente, pode substituir por outra erva aromática ou simplesmente não adicionar na receita).

Esfarele os tabletes de caldo de camarão (ou de legumes) sobre os ingredientes. É importante lembrar que o peixe pega o tempero bem fácil, portanto, cuidado para não exagerar!

O peixe e o restante dos ingredientes vão soltar água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cozido. Se necessário, você pode adicionar um pouco de água filtrada, mas cuidado para não ficar muito mole e desfazer as postas!

Assim que o peixe estiver cozido, é hora de acrescentar o leite de coco e o azeite de dendê. Se necessário, coloque também uma pitada de sal e de pimenta do reino, até ficar ao seu gosto. Deixe cozinhar por mais 3 minutos e pronto! Sirva com arroz branco e faça a alegria da família!