16º FICA

Realizações na área da cultura são destaques na abertura do Fica

A cerimônia terminou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que executou um repertório de trilhas sonoras de filmes.


mgadmin
Do Mais Goiás | Em: 28/05/2014 às 13:05:22


(Foto: Divulgação)Ao lançar, na noite desta terça-feira (27/05), a 16ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) ressaltou a determinação de sua administração para cumprir todo o programa de trabalho pactuado com o setor cultural.

“Passamos por muitas dificuldades, recebemos muitas críticas, mas enfim, tudo aquilo a que nos propusemos neste governo, desde o início, nós estamos cumprindo, inclusive e, principalmente, o Fundo Estadual de Cultura. Temos bons resultados. Com as ações de implementação do turismo, estamos dando maior visibilidade à querida cidade de Goiás, que se transformou em Patrimônio Histórico da Humanidade”, afirmou o governador.

Na cerimônia, foi apresentado o vídeo institucional sobre o festival e exibido um filme de curta-metragem sobre a vida do escritor, poeta e historiador José Mendonça Teles, o homenageado deste ano. A atriz goiana Ingrid Guimarães, um dos destaques do cinema nacional, também foi homenageada pelo seu trabalho. A cerimônia terminou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que executou um repertório de trilhas sonoras de filmes.

Em seu pronunciamento, o governador destacou a maturidade e o reconhecimento internacional do Fica, observando que o festival foi fundamental para que a cidade de Goiás recebesse o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. “Agradeço a todos os que se dedicaram e se dedicam à realização deste importante festival, assim como a acolhida das autoridades e do povo da cidade de Goiás”, disse Marconi. “São mais de 6,6 mil filmes apresentados no Fica nesses 16 anos, o que comprova a dimensão do festival.”

Marconi também destacou a importância da homenagem a José Mendonça Teles. “Faço coro às vozes que enaltecem a figura do homenageado desta edição, nosso querido escritor, poeta e historiador José Mendonça Teles. Obrigado José Mendonça por sua dedicação a Goiás, por seu amor demonstrado à nossa terra com trabalho e atitudes. A homenagem é merecida e oportuna”, sentenciou.