Raphinha brilha, Brasil goleia o Uruguai e encaminha vaga na Copa de 2022

Atacante do Leeds United, da Inglaterra, marca dois gols e é o grande destaque do 4 a 1 sobre a Celeste.

Raphinha e Neymar Seleção Brasileira
Foto: Lucas Figueiredo - CBF

A classificação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar-2022 está praticamente confirmada. A equipe Canarinho teve sua melhor atuação rumo à próxima edição do torneio na noite desta quinta-feira (14): um imponente 4 a 1 sobre o Uruguai, na Arena da Amazônia, na 12ª rodada das Eliminatórias.

Os brasileiros dominaram completamente a partida, desde os minutos iniciais. Raphinha, novidade no setor ofensivo, fez a diferença no outrora sonolento ataque do Brasil. Com lances de velocidade, dribles, finalizações e aproximação com os companheiros, possibilitando trocas de passes para quebrar as linhas da defesa rival, fez a diferença.

Os gols começaram a sair aos 9 minutos, quando Fred lançou pelo alto, Neymar dominou na área e, com muita categoria, fintou o goleiro e abriu o placar. Aos 17, Neymar finalizou na área, Muslera deu rebote nos pés de Rapinha, que aproveitou e balançou as redes. Na etapa final, aos 12 minutos, em contra-ataque fatal, Neymar lançou Rapinha, que arrancou pela esquerda, invadiu a área e chutou forte, rasteiro, cruzado, para ampliar: 3 a 0. Em cobrança de falta, Luis Suárez descontou, aos 31 do segundo tempo: 3 a 1. Ainda houve tempo para Gabriel Barbosa, de cabeça, fechar a conta, aos 40 minutos, contando com contribuição do arqueiro adversário.

Com a vitória, o Brasil chega aos 31 pontos, mantendo a invencibilidade e isolado na liderança. Nunca nas Eliminatórias Sul-Americanas, um time que somou 30 ou mais pontos ficou sem classificação à Copa do Mundo. O Uruguai é o quinto colocado, com 16 pontos.

Quando Brasil e Uruguai voltam a campo?

A Seleção Brasileira será convocada novamente ainda em outubro, visando mais dois jogos em novembro. No dia 11 do próximo mês, o Brasil enfrenta a Colômbia, pela 13ª rodada. No dia 16, será a vez do clássico contra a Argentina, na casa dos rivais.

Já os uruguaios duelarão com a Argentina, no dia 11, em casa, e, em seguida, vão visitar a Bolívia, em La Paz.