Esportes

Rally dos Sertões traz atrações especiais para a largada em Goiânia

Autódromo de Goiânia recebe programação especial e gratuita no sábado (18)


Jose Abrão
Do Mais Goiás | Em: 14/08/2018 às 17:32:56

(Divulgação)
(Divulgação)

O Autódromo de Goiânia recebe a partir das 8h deste sábado (18) o Rally dos Sertões Festival, uma programação especial pré-largada do Rally dos Sertões com entrada franca para todos os visitantes. Quem participar, poderá participar de uma sessão de autógrafos, acompanhar o prólogo (a tomada de tempo) dos corredores, visitar os boxes para conhecer os veículos e também conferir uma largada promocional e com uma corrida na pista do autódromo.

“O Estado de Goiás e Goiânia já fazem parte do rally”, disse Roque Mendes, diretor comercial da Dunas Race, evento que realiza o rally. Este é 16º ano que a corrida começa na capital goiana. Ele conta que este ano o evento irá concentrar tudo em um lugar só com um foco em atrações para o público no sábado. Mas na sexta já teremos uma carreata pela cidade, “que dá aquele aquecimento para o rally”, conta.

O Rally dos Sertões é o maior rally nacional de velocidade cross-country e está entre os cinco maiores do mundo, inclusive atraindo atenção internacional, como o 13 vezes vencedor do Dakar, Stéphane Peterhansel, que inclusive esteve em Goiânia e venceu o rally em 2013. Este ano o rally vai passar por quatro estados: Goiás, Bahia, Piauí e Ceará, terminando em um circuito de areia na Praia de Iracema, em Fortaleza.

A programação abre com o prólogo em que cada competidor vai dar três voltas na pista, o que é uma boa chance para o público conhecer os corredores. Depois será a vez da corrida, “que é uma corrida off-road, com asfalto e terra, então este circuito tem a ver com a gente”, explica Mendes, com dois circuitos: um de 5 e outro de 10 km.

Haverá também um motoshow com a equipe Honda Força e Ação, “é a maior equipe brasileira de motoshow. É aquela exibição com fogo, derrapagens”, conta o diretor. Depois vem a largada promocional, em que cada piloto sobe na rampa e se apresenta.

Toda a área dos boxes estará aberta e haverá também um foodpark com 13 atrações. “O público vai poder conhecer tudo isso de perto e tirar foto”, finaliza. Este ano o evento se moveu para o autódromo pois após mudanças realizadas em um shopping no Jardim Goiás, não ficou mais tão viável fazer como era feito anteriormente.

“Nós colocávamos uma pista de terra lá, mas não conseguimos viabilizar por alguns motivos, hoje ali é estacionamento para os lojistas, ficou difícil fazer essa operação”, explica Mendes, “no autódromo temos uma infraestrutura fantástica que nos permite fazer todo o evento lá, além de um público maior”.

Embora pilotos da África do Sul e da Argentina tenham se inscrito, Mendes conta que o evento tem priorizado o piloto nacional nas últimas edições e que isto já pode ser visto em números: “isso deu resultado, o grid aumentou e o Rally dos Sertões é eminentemente nacional, embora obviamente já tenhamos recebido os maiores pilotos de rally do mundo”, disse Mendes.

Serviço

Rally dos Sertões Festival

Sábado (18) a partir das 8h

Onde: Autódromo de Goiânia

Entrada franca