Do Mais Goiás

Rafael Andrade se classifica para final do Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

O goiano, de 35 anos, avançou com a sexta melhor nota dos finalistas

Foto: Divulgação/Instagram

O goiano Rafael Andrade ainda está na busca pela vaga olímpica na Ginástica de Trampolim. Nesta sexta-feira (11), o ginasta avançou para a final no Pan-Americano da categoria, realizado no Rio de Janeiro. A Federação Internacional de Ginástica ainda precisa confirmar, mas apenas o campeão da competição garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Rafael Andrade ficou em sétimo lugar na competição, porém como os Estados Unidos ultrapassaram o limite de dois atletas por país na decisão, o goiano avançou em sexto com a pontuação de 102.080. Rafael somou 49.245 na série obrigatória e 52.835 na série livre. Além do goiano, a outra vaga na decisão do Brasil ficou com Rayan Castro, que avançou na segunda colocação, com 106.025 pontos.

Rafael comentou sobre a prova desta sexta-feira (11) e as dificuldades, principalmente para ele que não competia de forma oficial desde novembro de 2019, no Mundial de Tóquio, no Japão. “A maior dificuldade foi justamente se ambientar de novo com toda a adrenalina que se tem para apresentar para uma banca de arbitragem valendo um resultado muito importante. Quando se vem de etapas de competições seguidas, tudo vai ficando mais natural com o tempo”, comentou o ginasta.

Apesar da dificuldade de retornar as competições, Rafael Andrade destacou que estará mais preparado para a decisão. “Hoje (sexta-feira) foi um dia muito estressante em termos de ser a 1ª competição oficial, mas no fim das contas o objetivo de ir para as finais foi alcançado e amanhã (sábado) espero ir com mais segurança nos meus saltos como faço nos treinos”, disse Rafael Andrade, que foi o representante brasileiro nos Jogos do Rio 2016.