Apagão

Queimada desliga Furnas e deixa metade do Distrito Federal sem energia

A CEB ainda não tem o balanço completo de áreas afetadas.





//

Uma falha em Furnas deixou 48% do Distrito Federal sem energia elétrica. A queda afetou o equivalente a 480 mil relógios. De acordo com a comunicação da Companhia Energética de Brasília (CEB), a empresa reduziu as cargas na capital federal por conta de um problema no Sistema Interligado Nacional de Furnas de Samambaia. O metrô parou de funcionar por conta do apagão. 

O problema ocorreu por volta de 15h desta sexta-feira (18/9). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou a CEB da necessidade de reduzir as cargas. Lago Sul, Plano Piloto, Sudoeste, Cruzeiro, São Sebastião, Paranoá e Sobradinho são algumas das regiões administrativas que ficaram sem energia.

Em nota, Furnas informou que uma queimada próxima às linhas de transmissão provocou o desligamento. O sistema de transmissão de energia já foi restabelecido, segundo a empresa.

As falhas na rede atingiram prédios públicos, shoppings, comércios e residências de diversas regiões do Distrito Federal. Todas as 24 estações do Metrô ficaram fechadas e sem energia por uma hora. O órgão disse que os trens voltaram às estações e foram evacuados.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve desligamento de aproximadamente 600 megawats de energia no Distrito Federal.