Do Mais Goiás

Quantidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo diminui em Goiás, aponta IBGE

No Estado, casamentos entre mulheres lideraram o total

O casamento entre pessoas do mesmo sexo em Goiás teve queda de 12,63% em 2016, em relação ao ano anterior. No ano passado, 166 matrimônios foram registrados, enquanto em 2015, a quantidade foi de 190. As informações são da Estatística de Registro Civil divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta terça-feira (14).

Segundo o órgão, as pesquisas sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo são realizadas desde 2013 devido a aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, que possibilitou o levantamento das informações.

Do total de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo no ano passado, 89 foram realizados em Goiânia, sendo 45 casamentos entre homens e 44 entre mulheres. No Estado, 75 matrimônios entre cônjuges masculinos foram realizados e 91 entre femininos.

O superintendente do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, explicou que a queda na quantidade de casamentos homossexuais caiu pela mesma razão que os casamentos heterossexuais, a economia. “Uma analise que pode ser feita é em relação a questão econômica. Em 2016, os números da economia não foram muitos bons e isso pode ter influenciado o número de casamentos, já que casar legalmente é caro, tem taxas”, analisa.