Qatar mostra interesse em sediar Jogos Olímpicos em 2032

Após Copa do Mundo de 2022, a nação do Golfo Pérsico quer investir ainda mais em eventos esportivos


Agência O Globo
Agência O Globo
Do Agência O Globo | Em: 27/07/2020 às 15:53:32

Projeção de como o estádio Al Wakrah, no Qatar, ficará para a Copa de 2022 Foto: / Arquivo
Projeção de como o estádio Al Wakrah, no Qatar, ficará para a Copa de 2022 Foto: / Arquivo

Anfitrião da Copa do Mundo de 2022, o Qatar anunciou nesta segunda-feira que também está interessado em sediar os Jogos Olimpícos de 2032.

A nação do Golfo Pérsico disse que enviou um pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para ingressar na fase de “diálogo” sobre a realização de futuros Jogos.

O Qatar, rico em petróleo, está cada vez mais interessado em sediar grandes eventos esportivos e já recebeu os campeonatos mundiais de atletismo, embora as temperaturas escaldantes do deserto durante partes do ano tenham causado alguma preocupação no mundo dos esportes.

“É esse histórico comprovado e riqueza de experiência, juntamente com nosso desejo de usar o esporte para promover a paz e o intercâmbio cultural, que formarão a base de nossas discussões com o COI”, disse o presidente do Comitê Olímpico do Qatar, Sheikh Joaan bin Hamad bin Khalifa al-Thani, em comunicado.

Os Jogos Olímpicos nunca foram realizados no Oriente Médio e o Qatar será o primeiro país da região a sediar o maior evento de futebol.

Foram investidos bilhões de dólares na preparação para a Copa do Mundo de 2022. No entanto, grupos de direitos humanos criticaram o tratamento dos trabalhadores migrantes. O governo do Qatar disse que não tolera tratamento desumano para os trabalhadores.

A capital, Doha, já havia feito uma oferta sem sucesso para as Olimpíadas de 2016 e 2020.

“O COI agradece o interesse recentemente expresso pelo Qatar, que é o último país a entrar na nova fase de diálogo”, afirmou o COI em comunicado.

O COI mudou o processo de licitação nos últimos anos para reduzir custos e torná-lo mais atraente para as cidades interessadas, que agora entram em uma discussão inicial onde a etidade avalia se as Olimpíadas seriam adequadas para cada local.

“São discussões em andamento, sem compromisso, que não estão necessariamente relacionadas a uma edição específica dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Olímpicos da Juventude, e são uma oportunidade para explorar um projeto sem comprometer tempo e recursos extensos”, afirmou o COI.

Não há prazo para uma tomada de decisão, embora geralmente as cidades tenham pelo menos sete anos de antecedência para se prepararem para sediar os Jogos.

Vários outros países manifestaram interesse pelos Jogos Olímpicos de 2032, incluindo Indonésia, Austrália, Índia e Alemanha.

Tópicos