Eleições 2020

PT projeta apresentação de legado em Goiânia para retomar espaço político

Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia foram os três prefeitos do PT em Goiânia

Política

Samuel straioto
Do Mais Goiás | Em: 15/01/2020 às 10:21:47

Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia foram os três prefeitos do PT em Goiânia. Foto: Prefeitura de Goiânia e Reprodução do You Tube.
Darci Accorsi, Pedro Wilson e Paulo Garcia foram os três prefeitos do PT em Goiânia. Foto: Prefeitura de Goiânia e Reprodução do You Tube.

O Partido dos Trabalhadores busca retomar espaço perdido em Goiânia. Atualmente a legenda não conta com nenhum vereador na Câmara Municipal e não conseguiu nas eleições de 2016, continuar administrando a cidade. O partido pretende apresentar o legado das três gestões do PT na capital. Nomes históricos da legenda poderão ajudar numa formação de chapa a vereador.

A presidente do Diretório Municipal do PT, Neyde Aparecida, em entrevista ao Mais Goiás, explicou que o partido administrou Goiânia, por três oportunidades. Darci Accorsi administrou a cidade entre 1993 e 1996. Pedro Wilson foi prefeito entre 2001 e 2004. Por fim, Paulo Garcia foi o último prefeito do PT, entre os anos de 2010 e 2016. “É preciso resgatar as gestões do PT em Goiânia”, declarou.

Neyde Aparecida argumentou que há muito o que o PT apresentar em Goiânia e que o partido precisa colocar as propostas para sociedade. A presidente citou exemplos como carências nas áreas de Educação e Saúde. Para ela, as gestões do partido conseguiram trazer avanços nestes setores.

Formação de chapa

Nomes históricos do partido poderão voltar a uma nova disputa eleitoral visando retomar espaços na Câmara Municipal de Goiânia. Em 2012, o partido conseguiu eleger quatro nomes para a Casa e ainda conseguindo naquela ocasião vitória na Prefeitura de Goiânia.

Em 2016, além de não conseguir se manter à frente do Executivo, perdeu espaço no Legislativo. Na chapa do PT foram eleitos dois vereadores, mas nenhum do partido. Para esta eleição, nomes como o do sindicalista e ex-deputado estadual, Mauro Rubem e da ex-deputada federal e ex-vereadora Marina Sant’Anna devem estar na disputa. O ex-prefeito Pedro Wilson ainda não definiu se participará ou não.

Direitos

Além da pauta municipal, o PT ainda pretende inserir no debate situações avaliadas pelo partido como perda de direitos a nível estadual e federal, por exemplo, reflexos da Reforma da Previdência.

Calendário

O PT tem como pré-candidata a prefeita de Goiânia, a deputada estadual, Adriana Accorsi. A definição de quando o nome deve ser oficializado dependerá do calendário do partido a ser apresentado pelo diretório nacional em reunião marcada para a próxima sexta-feira, dia 17.