Do Mais Goiás

Projeto virtual promove debates sobre longevidade e cinema

A série Ideias do #EmCasaComSesc apresenta sua programação semanal, com rodas de conversa que nos dias 10 e 12 de junho

#EmCasaComSesc realiza debates virtuais
(Foto: Reprodução/ Pexels)

Nos dias 10 e 12 de junho (quinta e sábado), a série Ideias, que integra o projeto #EmCasaComSesc, promove debates sobre a resiliência e a promoção da longevidade, além de também discutir sobre o pioneirismo do cinema e o papel feminino no meio audiovisual.

A série, que é promovida pelo Sesc São Paulo por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), realiza transmissões ao vivo, sempre às 16h, pelo canal da instituição no YouTube. O objetivo é levar os debates para o âmbito nacional – já que podem ser acompanhados de todos os cantos do Brasil – incentivando a reflexão em meio ao cenário desafiados em que nos encontramos. Importante mencionar ainda que as conferências contam com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na próxima quinta-feira (10), o #EmCasaComSesc apresenta “A Resiliência e a Promoção da Longevidade em Tempos Adversos”, reunindo pesquisadores que falarão sobre pesquisas de doenças associadas ao envelhecimento, e também abordarão questões sobre o envelhecimento saudável como algo nativo do corpo humano.

Para encerrar a programação da semana, no sábado (12), será apresentada a mesa “Mulheres à Frente Da Tropa – Um Cinema Pioneiro, Feminino e Feminista”, que falarão sobre o cinema e o processo de inclusão que o audiovisual vem adotando, buscando paridade entre raças e gêneros.

Programação Ideias #EmCasaComSesc

10 de junho, quinta-feira

A Resiliência e a Promoção da Longevidade em Tempos Adversos

A resiliência psicológica é definida como um conjunto de recursos pessoais que contribuem para a adaptação positiva na presença dos riscos e das perdas da velhice e das vantagens e desvantagens acumuladas ao longo da vida.

Além disso, é preciso que as pessoas também consigam viver física e funcionalmente de maneira adequada para prolongar o envelhecimento ativo e a longevidade, inclusive em tempos de pandemia.

Esforços de pesquisa sobre doenças associadas ao envelhecimento não param de crescer, com o objetivo não apenas de melhorar a expectativa de vida, mas também de manter a saúde. A mesa do #EmCasaComSesc reúne pesquisadores que escreveram os principais artigos da edição 79 da Revista Mais 60 do Sesc São Paulo.

12 de junho, sábado

Mulheres à Frente Da Tropa – Um Cinema Pioneiro, Feminino e Feminista

Em 1995 o cinema comemorou 100 anos de existência. Adotando como marco uma exibição em Paris, o filme projetado foi uma película dos Irmãos Lumière.

Naquele mesmo ano, Thomas Vinterberg e Lars Von Trier, cineastas dinamarqueses, lançaram o manifesto “Dogma95” movimento cinematográfico que abalou as sólidas estruturas centenárias do cinema, com nova proposta estética e novo processo – o digital em formato MiniDv.

Em mais uma virada de século, com equipamentos cada vez mais acessíveis, celulares com câmeras e aplicativos, está nascendo um audiovisual mais inclusivo, que conta sua própria história em busca da paridade entre gêneros e raças. O evento encerra o ciclo semanal do Ideias #EmCasaComSesc.

Leia também: