sustentabilidade e bem-estar animal

Projeto Tampatas recolhe 20 toneladas de material reciclável para custear castração de animais abandonados

Projeto surgiu em outubro de 2018 e já garantiu a castração de mais de 200 cães e gatos. Confira endereços dos pontos de coleta

Cidades

Artur Dias
Do Mais Goiás | Em: 28/01/2020 às 20:05:39

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Arrecadar fundos para a castração de animais em situação de rua através de ações sustentáveis. Essa é a proposta do projeto Tampatas, que recolhe tampas plásticas em mais de 200 pontos de coleta em Goiânia. E a ideia deu certo. De outubro de 2018 até hoje, mais de 20 toneladas de material foram arrecadadas, o que garantiu a castração de mais de 200 cães e gatos abandonados.

A campanha surgiu a partir da iniciativa da farmacêutica e servidora pública aposentada Regina Célia Menezes. Ela afirma que, além de proteger os animais, o Tampatas também contribui para a sustentabilidade e para a saúde pública.

“Tampas plásticas que iriam para o lixo e virariam mais um resíduo em aterros sanitários têm um rumo diferente, a reciclagem”, disse Regina. “Então o projeto é uma reação positiva em cadeia. A população animal é beneficiada, a sociedade, o meio ambiente e também movimenta a economia das cooperativas e de famílias que vivem delas”.

A campanha conta com o apoio de empresas como o Hotel Go Inn Estação da Moda Goiânia, no Setor Central, que só no primeiro mês de parceria arrecadou mais de 4 mil tampinhas. Outro parceiro do projeto é o restaurante New Café, no Setor Bueno, que também recolhe as tampas dos produtos vendidos no local para a campanha. As pessoas que tiverem interesse em colaborar podem deixar os materiais recolhidos nesses estabelecimentos.

Como funciona o Tampatas

O projeto recolhe tampas dos mais variados tipos, como remédios, garrafas pet, insnticidas, potes de maionese e de canetas. Regina, então, junta todo o material na garagem de casa e depois vende tudo para as cooperativas de reciclagem.

A idealizadora explica que muito material precisa ser coletado para garantir a castração de um pet. “Para castrar um gato é necessário 120 kg de tampinhas. Já para cachorro é o dobro”, ressaltou. Depois de castrados, os animais são encaminhados para adoção responsável.

Clique aqui para ter acesso aos endereços dos pontos de coleta.

Castração

A castração de animais é muito importante para manter a saúde dos animais em dia. De acordo com o médico veterinário Marcelo Borba, a cirurgia reduz 90% o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à parte reprodutiva, como tumores e infecções. O ato ajuda também a manter a imunidade dos animais alta, o que reduz o risco para outras doenças em geral.