Do Mais Goiás

Projeto recebe os espetáculos ‘Como se Fosse’ e ‘Ser José Leonilson’

A programação desta semana do #EmCasaComSesc recebe os espetáculos "Como se Fosse" e "Ser José Leonilson"

#EmCasaComSesc apresenta programação de teatro
Espetáculo "Como Se Fosse" (Foto: Divulgação/ Maycon Soldan)

Desde o início da pandemia, há mais de um ano, várias atividades do setor cultural acabaram migrando para o ambiente online, já que as apresentações com público ainda não estão autorizadas. Em meio a tantas incertezas, alguns projetos acabaram ganhando vida, com o objetivo de continuar levando cultura e entretenimento de qualidade para o público brasileiro. Um deles é o #EmCasaComSesc, realizado pelo Sesc São Paulo e que teve início em abril do ano passado.

Realizando espetáculos de teatro, dança e música, o objetivo do projeto é mesclar artistas já reconhecidos no cenário nacional, com aqueles que ainda estão buscando seu espaço, levando sua arte para o conhecimento de todo o país. As apresentações teatrais acontecem sempre às quartas e aos domingos, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo Instagram do Sesc Ao Vivo e pelo canal no YouTube do Sesc São Paulo.

Para esta quarta-feira (2), quem se apresenta no #EmCasaComSesc é o Grupo Matula Teatro, com o espetáculo “Como se Fosse”. Com texto de Gracia Morales e direção de Verônica Fabrini, a montagem – criada a partir do texto “Como se Fuera Essa Noche”, da dramaturga espanhola Gracia Morales – o espetáculo fala sobre duas mulheres, com diferença de 18 anos de idade entre elas.

Em um primeiro momento, o telespectador é apresentado a uma delas, que conversa com a filha, enquanto brinca entre as costuras da mãe. Enquanto isso, a outra está esperando por alguém e, enquanto isso, ensaia com um gravador as palavras que serão ditas. Aos poucos, o silêncio do espetáculo é tomado por uma história de violência, assim como muitas outras, que alterna divergências e carinho, palavras rudes com atos de “amor”.

Para fechar a programação semanal do #EmCasaComSesc, quem se apresenta no domingo (6), é o ator Leonardo Moreira, com o monólogo “Ser José Leonilson”. Idealizado por Laerte, com dramaturgia de Leonardo Moreira e direção de Aura Cunha, o espetáculo é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Késsimos.

Durante o espetáculo, o público pode acompanhar a inquietação de dois artistas que habitam o mesmo ser. Os temas passam pela feitura artística como um autorretrato; a casa de infância como um ambiente de domesticação; a sexualidade como campo de batalha; as pontes amorosas como uma travessia e a doença como uma reconciliação com nossa finitude.

Assim, aproximando-se de forma direta da obra de Leonilson, o processo de investigação do ator é a própria obra. Um bordado em que frente e verso são compartilhados publicamente – suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós

Ao fim de ambos espetáculos apresentados no #EmCasaComSesc, os artistas participarão de um bate-papo com o público, respondendo comentários e perguntas enviadas pelo chat do YouTube.

Serviço

Quando: 2 e 6 de junho (quart-feira e domingo)

Onde: Instagram do Sesc Ao Vivo e YouTube do Sesc São Paulo

Horário: 19h

Acesso: gratuito

Leia também: