Saúde

Projeto que estabelece prazo de até 15 dias para realização de exames pelo SUS em Goiânia é aprovado

Matéria, de autoria do vereador Elias Vaz, ainda prevê que consultas e cirurgias eletivas devem ser realizadas em até 30 e 60 dias, respectivamente




Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (28) o projeto que estabelece prazos para o atendimento na rede pública de saúde em Goiânia. A proposta, de autoria do vereador Elias Vaz (PSB), determina que o paciente espere no máximo 15 dias para fazer exames, 30 dias para consultas e 60 dias para cirurgias eletivas.

Segundo a matéria, no caso de pacientes com doenças graves e crianças até 12 anos, os prazos serão reduzidos pela metade. Para o caso de portadores de necessidades especiais e gestantes, quando não for necessária a internação imediata, o tempo de espera por consultas será, no máximo, de três dias úteis.

O projeto também ressalta a exceção para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e os casos de urgência e emergência, que continuam recebendo atendimento imediato.

A matéria foi aprovada em segunda e última votação e segue para a sanção do prefeito. Ano passado, o vereador Elias Vaz apresentou o mesmo projeto, que foi aprovado pela Câmara Municipal, mas acabou sendo vetado por Paulo Garcia.