Assembleia Legislativa

Projeto que declara o pequizeiro como árvore símbolo do cerrado é aprovado

Matéria, de autoria da deputada Adriana Accorsi, ainda proibe o corte e a derrubada da árvore




Foi aprovado em segunda votação, na última quinta-feira (10), o projeto de Lei 1519/16, que declara o pequizeiro árvore símbolo do cerrado no estado de Goiás, proibindo também o seu corte e derrubada. De autoria da deputada Adriana Accorsi (PT), a matéria agora aguarda a sanção do governador Marconi Perillo (PSDB).

Segundo o projeto, o corte ou a derrubada do pequizeiro só poderão ser efetivados através de plano de manejo florestal ou específica autorização dos órgãos ambientais competentes.

A deputada justica que a lei tem o objetivo de reconhecer a importância do pequizeiro ao bioma cerrado, enquanto espécie chave para a manutenção da fauna nativa do referido bioma e de essencial valor simbólico cultural ao povo goiano.”O fruto do pequizeiro, o pequi, integra a culinária goiana desde o início do povoamento do Estado, sendo utilizado, à época, na fabricação de sabão de propriedade terapêuticas, sendo apreciado em várias formas, cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite e na produção de licores, além de doces e sorvetes”, diz o projeto.