Karla Araujo
Do Mais Goiás

Projeto de lei prevê cabeamento subterrâneo em Goiânia

A proposta apresentada nessa terça-feira (8) quer acabar com postes, fios e cabos expostos na capital

O vereador Kleybe Morais (PSDC) apresentou terça-feira (8) uma matéria que propõe o cabeamento subterrâneo das redes em Goiânia. A matéria obriga empresas e concessionárias a retirarem postes, transformadores e fios elétricos.

Além da rede elétrica a matéria também prevê alteração para telefonia fixa, banda larga e tevê a cabo. O vereador justifica que o cabeamento subterrâneo fica protegido de chuvas, ventos e quedas de árvores que podem causar desligamentos da rede. Outro benefício ressaltado por Morais é o fim da poluição visual causada pelo excesso de cabos e fios expostos.

Ainda de acordo com o vereador, os postes são alvos de acidentes de carro e fios e cabos podem causar acidentes. Sendo assim, o cabeamento subterrâneo traria mais segurança para pedestres e motoristas.

“O cabeamento subterrâneo já é realidade em várias cidades do Brasil e do mundo, dois centros históricos em nosso Estado são exemplo, sendo eles o município de Pirenópolis e a antiga capital Cidade de Goiás, o que atesta a capacidade técnica para tal projeto”, afirma Morais.

O projeto prevê também que novas redes a serem instaladas já sigam esse padrão e que em até cinco anos as redes existentes sejam substituídas. A proposta segue agora para primeira votação.

 

Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.