Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás

Projeto de Lei prevê atuação de equipes de saúde na rede municipal de ensino de Goiânia

Tatiana Lemos, autora do projeto, destaca que as crianças seriam beneficiadas com atendimento e prevenção de doenças no ambiente escolar

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei para disponibilizar equipes de profissionais da saúde em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital. O projeto seguiu para a Comissão de Constituição de Justiça, de onde deve voltar para votação em plenário.

Tatiana destaca a importância do projeto para a saúde das crianças, que muitas vezes são de baixa renda ou não conseguem atendimento direto em postos de saúde da rede municipal. “Ao lidarmos com crianças, todo cuidado é pouco. Cada detalhe pode fazer diferença no ato de cuidar, prevenir doenças e promover saúde. O monitoramento constante é capaz de evitar surtos e doenças mais graves”, ressalta a parlamentar.

A vereadora busca com o projeto trazer ações conjuntas entre ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e escolas da rede municipal, onde uma equipe de profissionais desenvolverá um serviço de monitoramento com elas. Além disso, seria feito um trabalho para ensinar sobre diversas doenças e como evitar a contaminação. “Uma equipe com pediatras, enfermeiras e médicos oftalmológicos seriam fundamentais para desenvolver o trabalho de educação simples como a importância de lavar as mãos, não dividir garrafas e copos, entre outras ações”, destaca a vereadora.

Segundo a parlamentar, a presença dos profissionais da saúde ajudaria até na prevenção e identificação de problemas mais graves nas crianças. “Essa equipe ainda estaria preparada para reparar se a criança é vítima de violência em casa ou vítima de algum tipo de abuso”, conclui Tatiana.