Do Mais Goiás

Programa oferece vagas de intercâmbio para estudantes de escolas públicas

Goiás sem Fronteiras vai beneficiar alunos do ensino médio da rede pública. Inscrições começaram nesta quinta-feira (5)

As inscrições para o Programa Goiás Sem Fronteiras (PGFS) foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (5) e vão até o dia 11 de outubro.  O projeto oferece 125 vagas de intercâmbio em universidades nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública de educação.

“Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento da capacidade de liderança, o espírito de cooperação, o empreendedorismo, a cidadania e protagonismo juvenil, permitindo que o talento dos jovens goianos aflore e se converta em desenvolvimento científico, tecnológico e econômico para Goiás”, explicou o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

O Comitê Gestor que vai administrar o programa é formado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

“Secretaria de Estado de Governo (Segov) integra o Comitê Gestor do programa, junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)”, explicou o secretário.

Na parte do programa que cabe à Segov, o Goiás Sem Fronteiras vai selecionar 125 estudantes do ensino médio de escolas públicas para participar dos intercâmbios em universidade dos Estados Unidos. “Até agora 125 vagas estão disponíveis, obviamente vamos tentar aumentar essa disponibilidade. É claro que as pessoas que não forem classificadas entre as 125 primeiras podem ainda ter chance, pois não há garantias que todos os 125 primeiros vão receber o visto norte-americano – isso é algo que não tem como governo do Estado garantir”, esclareceu Tayrone.

Inscrições

Os critérios de seleção incluem prova objetiva de língua inglesa, língua português, atualidades, ciências humanas e matemática. “As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no endereço www.ibrae.com.br, do dia 5 de outubro até às 23h59 do dia 11 de outubro”, esclarece o secretário.

O intercâmbio tem duração de quatro semanas e inclui as disciplinas de inglês intensivo e competências globais como liderança, empreendedorismo, governança e negociação. Os selecionados vão ter todas as despesas custeadas mas, ao retornarem, vão ministrar palestras, minicursos, dentre outras formas de transferência de conhecimento.