YouTube

Programa “Escritores Goianos” é lançado pela Secult Goiás e visa o público infantil

A proposta da série é incentivar o hábito da leitura para a população, especialmente para as crianças. Os episódios serão semanais, no YouTube da Secult Goiás


Isabela Gonçalves
Do Mais Goiás | Em: 14/01/2021 às 11:10:59

Gibiteca Jorge Braga, localizada na Praça Cívica (Foto: Reprodução/ Governo de Goiás)
Gibiteca Jorge Braga, localizada na Praça Cívica (Foto: Reprodução/ Governo de Goiás)

Estimular as crianças ao hábito da leitura e escrita é uma das premissas do programa “Escritores Goianos”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), junto ao Governo de Goiás.

A estreia acontece nesta quinta (14/01) e conta com a presença de Miguel Jorge, escritor e membro da Academia Goiana de Letras.

O novo programa faz parte do projeto “Cultura em Casa”, que foi responsável por colocar em prática diversas apresentações educativas e de entretenimento nos últimos 9 meses.

A série “Escritores Goianos” contará a história de vida e trabalho de autores e ilustradores que já publicaram livros, quadrinhos e gibis. Com isso, a Secult pretende incentivar a população, especialmente as crianças, a despertarem o gosto pela leitura.

Além disso, a garotada ainda pode conhecer os espaços culturais que participam da ação, a exemplo da Biblioteca Pio Vargas e da Gibiteca Jorge Braga, unidades da Secult Goiás.

Entenda como funciona a série “Escritores Goianos”

Coordenada e apresentada pela jornalista Virgínia Daumas, a série “Escritores Goianos” será publicada em forma de vídeocasts, mostrando entrevistas com escritores e ilustradores do estado de Goiás, como o próprio Miguel Jorge, além e Adalberto Queiroz, Tyson Fabio e Jorge Braga.

Os episódios também contarão um pouquinho sobre a história e a trajetória de cada uma destas personalidades, com os desafios que tiveram que enfrentar ao longo de suas carreiras e, claro, alguns de seus trabalhos mais conhecidos.

Talvez, uma das partes mais interessantes ainda fique por conta da apresentação do processo criativo de cada um. Entender que as pessoas são diferentes e podem ter sua genialidade explorada das mais diversas formas, é uma dose de incentivo para que crianças e adultos explorem sua criatividade.

Os episódios serão divulgados semanalmente, por meio do canal da Secult Goiás no YouTube.

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, o programa “Escritores Goianos” unirá leitura, história e trabalho de grandes personagens goianos.

“Desde o início da pandemia, o projeto Cultura em Casa levou e continua levando muito conhecimento e diversão para aqueles que ainda precisam ficar em suas casas por conta do isolamento social. Agora, nós ainda poderemos descobrir um pouco mais sobre esses importantes autores e ilustradores goianos”, declara.

A expectativa é que a série seja um verdadeiro sucesso e consiga alcançar seu objetivo.