Rotas Gastronômicas

Programa de resgate à gastronomia goiana é lançado

Segundo a Goiás Turismo, a proposta é criar rotas para os turistas conhecerem as dez regiões gastronômicas de Goiás


Thaynara Cunha
Do Mais Goiás | Em: 13/09/2019 às 17:36:54

Gastronomia Goiana é foco do programa Rotas Gastronômicas (Foto: Reprodução / Heudes Regis)
Gastronomia Goiana é foco do programa Rotas Gastronômicas (Foto: Reprodução / Heudes Regis)

Foi lançado em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (13), o “Rotas Gastronômicas”, novo programa estadual para valorizar a cultura e – claro – a gastronomia goiana. A iniciativa pretende, também, apresentar linhas de crédito e trabalhar com resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Goiás Turismo, o projeto reúne sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo. O objetivo é desenvolver a gastronomia nos municípios goianos por meio de rotas gastronômicas regionais.

Com essas rotas, os visitantes podem conhecer o rico cardápio das dez regiões turísticas do estado, o que resulta em movimento na economia. Os municípios vão contar com apoio para identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e economia da experiência para agregar valor aos produtos já existentes na comunidade.

Quanto à sustentabilidade, o projeto vai promover a qualificação sobre os potenciais nutricionais, culturais, econômicos, medicinais e ambientais dos alimentos da sociobiodiversidade. Ainda conforme a Goiás Turismo, a intenção é relacionar o projeto à agricultura familiar, agroecologia, economia solidária e educação ambiental.

*Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira