Cidades

Professores e alunos da Rede Itego protestam em frente ao Centro Administrativo, em Goiânia

Falta de repasses do governo para as OSs tem causado atrasos nos salários de professores, servidores e funcionários terceirizados


Artur Dias

Do Mais Goiás | Em: 18/12/2018 às 06:52:43


(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Cerca de 30 professores e alunos de seis unidades da rede do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás – Itego protestaram por cerca de duas horas na tarde desta segunda-feira (17) em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O objetivo da manifestação foi chamar a atenção para os atrasos nos repasses feitos pelo governo do estado às Organizações Sociais que administram rede.

Com música, descontração e muito barulho, a manifestação teve início às 14 horas e contou com representações das unidades do Basileu França, Sebastião Siqueira e José Luiz Bitencourt (Goiânia), Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), Luiz Humberto de Menezes (Santa Helena de Goiás), Raul Brandão (Mineiros) e Padre Antônio Vérmey (Palmeiras de Goiás).

A falta de repasses tem causado uma série de transtornos. Desde o início do mês, professores, servidores e funcionários terceirizados tem reclamado que estão com três meses de salários atrasados. A energia da unidade José Luiz Bitencourt chegou a ser cortada no final de novembro.

José de Oliveira Filho da unidade José Luiz Bitencourt, comentou a importância de atos como esse. “Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas e do governo para que o Itego possa anteder as crianças e a população”.

José afirmou ainda que a situação começou a melhorar depois da realização de manifestações nas unidades. “As coisas começaram a melhorar depois que começamos. Não consigo falar com precisão, mas alguns professores já receberam parte dos salários atrasados”, concluiu.

Resposta

Em nota, a Secretaria estadual de Desenvolvimento (SED), responsável pela administração da rede, informou que o governo já repassou R$ 6.120.940,97 milhões para as OSs. A SED afirmou ainda que o governo do estado está empenhado em colocar as pendências financeiras em dia.

A Rede Itego

De acordo com informações da SED, a Rede é composta por 23 Institutos, além dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), que estão distribuídos nas diversas regiões do Estado. O Itego oferece cursos de qualificação, técnicos subsequentes e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.