Ton Paulo
Do Mais Goiás

Professores da PUC protestam contra retorno presencial das aulas

Semestre letivo na universidade teve início no último dia 18, com aulas híbridas, que ocorrem tanto virtual quanto presencialmente

Foto: Reprodução

A Associação dos Professores da PUC Goiás (Apuc-GO) convocou por nota, nesta segunda-feira (22), a comunidade acadêmica a protestar contra o retorno presencial das aulas na universidade, antes da vacinação contra a Covid-19. O semestre letivo na PUC Goiás teve início no último dia 18 de fevereiro e conta com regime de aulas híbridas, ou seja, que ocorrem tanto virtual quanto presencialmente.

Em texto divulgado pela Apuc, a associação pede que os professores dialoguem com estudantes e colegas para a defesa “da vida, da família e de alunos”. Segundo a nota, o retorno presencial das aulas, neste momento, é prejudicial, em razão do situação crítica em que se encontra o estado de Goiás devido à segunda onda de contaminação do vírus.

“O sistema de saúde está em colapso com UTIs lotadas de pacientes da Covid-19. Milhares de vidas estão sendo perdidas diariamente durante a pandemia. Diga não ao retorno das aulas presenciais antes da vacinação contra COVID-19! Associação dos Professores da PUC Goiás em defesa da vida e da democracia. Vacinação já!”, diz o texto divulgado.

Regime híbrido

A PUC Goiás deu início ao semestre letivo na última quinta-feira (18). Conforme a instituição, a “maior novidade do semestre” é “a existência, pela primeira vez, de disciplinas híbridas: ao vivo simultaneamente no presencial e on-line”. “Se você está em uma disciplina híbrida, existem protocolos de biossegurança a serem seguidos quando estiver no câmpus […]. Você sempre deverá utilizar máscara. A cada vez que entrar em uma área ou campus, você terá sua temperatura aferida e deverá limpar as mãos e sapatos”, informou a universidade em seu site.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a PUC Goiás sobre a manifestação da associação de professores, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

UFG

Na Universidade Federal de Goiás (UFG) as aulas retornaram nesta segunda (22) e o período de matrículas segue até o próximo dia 8. No entanto, o semestre será integralmente em regime remoto.

“Lembrando que devido a pandemia de covid-19, a UFG segue em Ensino Remoto Emergencial e as aulas continuarão on-line neste semestre”, declarou a instituição.