Black fraude

Procon Goiás autua quatro empresas por propaganda enganosa durante a Black Friay

As lojas foram notificadas para apresentarem, no prazo de quatro dias, relatório com as especificações dos preços originais dos produtos ofertados





//

Na 5ª edição do Black Friday, o Procon Goiás visitou 37 lojas do Goiânia Shopping, onde fez um trabalho educativo sobre precificação e verificou a ocorrência da prática da maquiagem de preços. As lojas foram notificadas para apresentarem, no prazo de quatro dias, relatório com as especificações dos preços originais dos produtos ofertados a partir do dia 14 deste mês e durante a Black Friday.

A documentação apresentada será analisada e, sendo constatada alguma irregularidade, as empresas serão autuadas e terão o prazo de 10 dias para se defenderem. Foram autuadas quatro empresas por publicidade enganosa, pois os preços dos produtos ofertados com descontos no dia da promoção sofreram aumento dias antes de começar a Black Friday.

Desde o início deste mês, o Procon Goiás vem monitorando os sites mais acessados e os produtos mais pesquisados pelos consumidores, sendo que, no dia da promoção, realizou o monitoramento de 16 sites, comparando os preços dos produtos eletrônicos, como celulares, tablets e notebooks.

Também foram monitorados sites que comercializam móveis, eletrodomésticos, calçados e outros. O Procon Goiás recebeu também ligações de consumidores pelo disque Denúncia que, entre outras queixas, questionavam sobre a falta dos produtos anunciados em estoque, a maquiagem de preços e a dificuldade de finalizar a compra.

O consumidor que constatar qualquer irregularidade nos próximos dias com relação ao pagamento (cobranças indevidas) ou descumprimento dos prazos de entrega dos produtos, pode acionar o Procon Goiás por meio do Disque Denúncia 151 ou no (62) 3201-7100, ou ainda pessoalmente na sede, que fica na Rua 8 nº 242, no Centro da capital e em todos os postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias