Consumo

Procon faz plantão de Black Friday em Goiânia

Objetivo do órgão de defesa do consumidor é fiscalizar e receber denúncias de irregularidades


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 29/11/2019 às 09:05:25

Procon faz plantão de Black Friday em Goiânia (Foto: Reprodução)
Procon faz plantão de Black Friday em Goiânia (Foto: Reprodução)

O Procon de Goiânia realiza nesta sexta-feira (29) um plantão de Black Friday. O objetivo do órgão de defesa é fiscalizar estabelecimentos comerciais, auxiliar o consumidor e receber reclamações e denúncias. O plantão será feito das 8h às 18h.

 Os fiscais estarão nas lojas para conferir se os lojistas estão cumpridos as normas do Código de Defesa do Consumidor. O órgão também colocará equipes para receber denúncias, fiscalizando sites e também atuando no comércio em geral.

A expectativa dos lojistas é de que a Black Friday em Goiânia seja um sucesso. Uma pesquisa feita pelo Instituto Grupom e encomendada pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) aponta para um impacto de R$ 421 milhões no comércio na capital. Se confirmado, esse valor será 11% maior do que o registrado no ano passado.

Durante duas semanas, o Procon realizou o monitoramento de preços, com o intuito de constatar se as propagandas de redução de preços na Black Friday vão apresentar descontos reais. Mais de 1 mil produtos de diversos segmentos foram monitorados em sites e lojas físicas.

As empresas podem ser autuadas caso sejam encontrados preços maiores que os praticados antes da Black Friday ou por outras irregularidades. A multa arbitrada pelo Procon varia de acordo com o porte econômico do estabelecimento, reincidência, gravidade da infração e vantagem.

Denúncias

Ao perceber qualquer irregularidade nos preços ou na qualidade dos produtos, o consumidor deverá fazer denúncia junto ao Procon Municipal, por meio dos telefones (62) 3524-2942 e 3524-2335. É possível também realizar o registro em horário comercial e presencialmente, na sede do órgão, que fica na Avenida Tocantins, 191, Qd.17, Lt.27, Setor Central. O atendimento é das 8h às 18 h.