Do Mais Goiás

Procon de Aparecida notifica 54 estabelecimentos de ensino por cobrança irregular da lista escolar

Dentre os itens exigidos indevidamente, destaque para baldes de praia, pendrives, esponjas para pratos, maquiagens e tonners para impressora

O Procon de Aparecida de Goiânia divulgou na manhã da última terça-feira (24) o balanço de sua ação realizada nos estabelecimentos de ensino do município para fiscalizar cobrança indevida dos itens que compõem a lista escolar dos mesmos. Denominada “Operação Lista Ilegal”, a ação acabou notificando cerca de 85% das instituições visitadas pela equipe do órgão. Dentre os itens exigidos indevidamente, destaque para baldes de praia, pendrives, esponjas para pratos, maquiagens e tonners para impressora.

A operação aconteceu entre os dias 15 e 22 e foi motivada pela reclamação de diversos pais. O resultado surpreendeu os fiscais. Das 63 escolas visitadas pelas equipes, 54 continham irregularidades na cobrança da lista de material escolar exigido dos pais para serem usados durante o ano letivo de 2017. Os donos dos estabelecimentos foram notificados e têm 10 de prazo para fazerem suas defesas. Caso sejam comprovadas as irregularidades, a multa pode variar de R$ 800 a R$ 4 mil.

O presidente do órgão, Marinho Rezende, lembra que o Procon de Aparecida ainda é uma instituição nova e que, apesar de ter sido implantada no município há apenas quatro anos, vem desenvolvendo um importante trabalho de conscientização da população. “A população de Aparecida tem, cada vez mais, aprendido a reclamar seus direitos. O objetivo do Procon também é de divulgar estes direitos”, pontua.

Confira a lista de produtos proibidos de constarem na lista escolar:

Álcool; Algodão; Argila; Balde de praia; Balões; Bolas de sopro; Brinquedo; Canudinho; Carimbo; Cartolina em geral; Cola em geral; Copos descartáveis; Cordão; Creme dental; Pendrive, CD’s e DVD’s (ou outros produtos de mídia); Envelopes; Esponja para pratos; Estêncil a álcool e óleo; Feltro; Fita dupla face; Fita durex em geral; Fita para impressora; Fitas decorativas; Fitilhos; Flanelas; Garrafa para água; Giz branco e colorido; Glitter; Grampeador e grampos; Isopor; Jogo pedagógico; Jogos em geral; Lenços descartáveis; Livro de plástico para banho; Maquiagem; Marcador para retroprojetor; Massa de modelar; Material para escritório (sem uso individual); Material de limpeza em geral; Medicamentos; Palito de dente; Palito de picolé; Papel higiênico; Papel ofício colorido; Piloto para quadro branco; Pincel atômico; Pincel para pintura; Plásticos para classificador; Pratos descartáveis; Sacos plásticos; Tintas em geral, Tonner para impressora.

Para fazer denúncias de cobrança abusiva ou de qualquer natureza referente aos direitos do consumidor em Aparecida de Goiânia ligue para 3545-6501 ou 3545-6502.