Eleições 2018

Primeiro programa eleitoral apresenta candidatos ao governo

Em Goiás, apenas uma coligação incluiu imagens do vice nas propagandas televisivas. Os materiais ainda não trazem propostas concretas, mas apresentações


Bárbara Zaiden
Do Mais Goiás | Em: 31/08/2018 às 19:27:00

Foto: Diego Herculano/Folhapress
Foto: Diego Herculano/Folhapress

A propaganda eleitoral gratuita das eleições de 2018 teve início nesta sexta-feira (31) nas emissoras de rádio e televisão. Em Goiás, os candidatos ao governo estadual já começam a mostrar suas propostas e perfis que adotaram durante a disputa.

Grande parte das coligações não cita o nome dos vice-candidatos, mas trazem materiais com enfoque exclusivo nas figuras dos governadoriáveis. Neste primeiro momento, nenhuma proposta concreta foi feita no rádio ou na televisão, mas apenas apresentação das figuras que concorrem ao pleito de 2018 em Goiás.

A coligação Goiás Avança Mais optou por um material que exalta as ações do governo estadual. Apesar de buscar a popularização da figura de José Eliton (PSDB), o partido também abriu espaço para a presença da vice Raquel Teixeira, que falou da participação das mulheres nas eleições. A imagem de Eliton é trabalhada começando pelo nome cadastrado nas urnas: Zé Eliton. O vídeo da campanha utiliza isso como forma de aproximação entre o candidato e os eleitores, com nomes e rostos comuns que aparecem na tela e se misturam ao do candidato. Assista:

A coligação A Mudança é Agora deu preferência aos jingles, tanto na televisão quanto no rádio. Os dois materiais têm foco exclusivo em Ronaldo Caiado. Com fotos antigas e atuais do candidato, o vídeo traz uma música contando a trajetória do médico-cirurgião, que foi para a política “seguir o seu coração”. Para o rádio, a música fala na necessidade de mudança e traz vozes de eleitores. “Juntos, com fé em Deus”, é a frase que fecha o vídeo. A única menção ao vice, Lincoln Tejota (PROS), ocorre no final, quando o nome dele surge na tela. Veja:

Kátia Maria (PT) e Lula – que aparece no vídeo pedindo voto para o partido – são o foco da propaganda eleitoral da coligação Mudança de Verdade. O programa tem o nome de “Kátia aqui e Lula presidente já”. A narração, com a voz da professora, traz um aspecto de humanização. Tanto do material para a televisão quanto para o rádio, chamou atenção o tom de voz adotado pela candidata. Enquanto nos comícios e nos debates ela fala com mais força e mais alto, nos materiais de campanha a voz é suave e amena. Não há referências ao vice, professor Nivaldo Santos (PCdoB).

Os laços familiares são o foco do programa eleitoral de Daniel Vilela (MDB), da coligação Novas Ideias Novo Goiás. A propaganda conta que ele nasceu em Jataí e se mudou para Goiânia, mas sempre manteve os laços com a cidade e os familiares. O deputado apresenta os avós, os pais, a esposa e os filhos. E conta como entrou na política e sua  formação profissional. O vice de Viela, Heuler Cruvinel (PP), não é mencionado no material até que o nome dele aparece na tela final. Confira:

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) tem apenas oito segundos no programa eleitoral gratuito. “Vote contra os coronéis goianos. Chega de Marconismo e Caiadismo. Organize-se no PCB e vote 21”, é a fala do candidato ao Governo de Goiás pelo partido, Marcelo Lira. Veja:

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ficou com apenas 13 segundos de televisão e aproveitou o tempo para convidar os eleitores para visitar as redes sociais e conhecer melhor as propostas. Quem aparece no vídeo é o candidato a governador, professor Weslei Garcia: “O nosso tempo é curtindo, por isso, quero te convidar para vir às redes sociais conhecer o programa Goiás da gente”.

Até o fechamento da matéria, o Mais Goiás não conseguiu acesso à propaganda eleitoral do Partido da Causa Operária (PCO).

A veiculação será feita até o dia 4 de outubro, de segunda a sábado, com duração de 25 minutos, em dois horários. Nas rádios, o horário é das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.