Modernização

Primeira pista de prova padrão do Detran-GO é implantada em Montividiu

Novo modelo conta com rampa e área de desenvolvimento para motocicletas e circuitos diferenciados para carros




Montividiu, no sudoeste do Estado, é o primeiro município a implantar a pista padrão do Detran-GO. Nesta sexta-feira (7/10), os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação da região estão fazendo Prova de Direção Veicular já seguindo as novas exigências. A meta é padronizar os circuitos em todo o Estado, proporcionando uma melhor formação ao condutor, e oferecendo maior conforto e comodidade a candidatos, instrutores e familiares.

A pista de motocicleta foi adaptada dentro da feira coberta e traz novidades que exige maior habilidade dos candidatos. Para conseguir a CNH categoria A, eles têm que fazer o circuito atual acrescido da rampa e área de desenvolvimento, traçado que os obriga a trocar marchas por várias vezes. “Queremos formar um condutor que, nas ruas, tenha segurança. Por isso, a pista deve reproduzir o máximo possível de situações que ele encontrará no trânsito, mas sempre dentro do previsto na legislação”, explica o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Já a pista de prova com carros passa a contar com três trajetos alternativos, além da baliza e rampa. Só no momento em que entrar no veículo o candidato à categoria B será informado do caminho a ser percorrido. Segundo o presidente, o objetivo é evitar a robotização, preparando os condutores para dirigir com confiança.
pistapista
A implantação da nova pista foi feita em parceria com a prefeitura e os Centros de Formação de Condutores do município sem grandes investimentos. Os CFCs se uniram para sinalizar o espaço e adaptaram a entrada da feira coberta, que foi transformada em rampa para motocicletas. “ A experiência de Montividiu deixa claro que não são necessários altos investimentos para adaptação ou implantação das pistas padronizadas”, afirma o gerente de Habilitação, Rodrigo Rezende

Tópicos