Primeira noite do Figo em Goiânia terá Hermeto Pascoal

O grande mago da música brasileira chega a Goiânia nesta sexta-feira, dia 26, para transformar o Festival Internacional de Música em Goiás (Figo) em seu grande caldeirão

//
//

Para Hermeto Pascoal tudo é argumento para música: um cano de mamona de abóbora vira pífano, chaleira vira percussão, suspiro vira poesia. Esse mago da música brasileira chega a Goiânia nesta sexta-feira, dia 26, para transformar o Festival Internacional de Música em Goiás (Figo) em seu grande caldeirão.

“Mande avisar o povo goiano que nós vamos arrasar e fazer um som bonito, se Deus quiser”, promete Hermeto, animado com a possibilidade de tocar na capital goiana depois de tantos anos. “Minha família é o público. Ele é a razão das coisas que o Hermeto faz. Me inspiro neles. Para cada um da plateia eu escuto uma imagem, vejo uma cor diferente, por isso é uma emoção quando vou tocar em qualquer lugar. Mas quando demoro a tocar, a emoção é ainda maior. Como em Goiânia, que eu sinto agora como se nunca tivesse ido”, declara.

Pensando nisso, o poli-instrumentista, que é sucesso no mundo inteiro, preparou um repertório especial para o público do Figo 2014. Ele explica que serão apresentados sucessos de toda a sua carreira, mas também algumas músicas novas, que entram de improviso, conforme a vontade e a sensação dos músicos. “Tem algumas músicas de peso que nós sempre temos que tocar, porque o público muda e quer ouvir aquilo. Mas cada vez que a gente toca é de uma maneira, os dias e os lugares mudam, então, a interpretação também”, explica Hermeto.

Goiânia é a última cidade a receber o Figo 2014, que já passou por Alto Paraíso e Pirenópolis. Os shows na capital serão realizados no Centro Cultural Oscar Niemeyer, que fica na Avenida Deputado Jamel Cecílio nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, saída para Bela Vista de Goiás. A participação é gratuita.

Programação
Dia 26
19h30 – Bake Batuke
20h30 – Fabiano Chagas Quinteto
21h30 – Escalandrum (Argentina)
22h30 – Hermeto Pascoal

Dia 27
19h30 – Maracatu Alto do Riveira
20h30 – Assum Trio
21h30 – Ricardo Leão
22h30 – Siba e a Fuloresta

Dia 28
11 horas – Orquestra Filarmônica de Goiás