Cidades

PRF encerra campanha contra o câncer infantil com evento no Araújo Jorge

A campanha arrecadou fraldas descartáveis, medicamentos e brinquedos. Policiais fizeram doação de sangue e cortaram seus cabelos em prol da ação


Fabricio Moretti

Do Mais Goiás | Em: 23/11/2018 às 17:56:49


Policiais rasparam seus cabelos para doar à campanha (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Policiais rasparam seus cabelos para doar à campanha (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Nesta sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás, promoveu no Hospital Araújo Jorge o evento final da campanha Policiais Contra o Câncer Infantil. Com o apoio de forças de segurança do estado, instituições governamentais e a sociedade civil, a ação, iniciada em 26 de outubro, entrega às crianças e adolescentes em tratamento brinquedos, fraldas e medicamentos.

Entre outros parceiros que fizeram doações, a Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR-GO) doou em torno de 600 caixas dos principais medicamentos solicitados pela PRF. Além do Araújo Jorge, neste ano a ação atendeu a instituição filantrópica Vila São Cottolengo, em Trindade.

Foram feitos, no evento desta sexta, cortes de cabelo, doações de sangue, brincadeiras, pintura facial e origamis. As crianças tiraram fotos com a motocicleta da PRF, viaturas de duas e quatro rodas ficaram expostas no pátio do hospital, assim como o Jipe e o fusca, relíquias da corporação, que patrulhavam as rodovias goianas na década de 70.

O ponto alto do dia é a escolta realizada pelos motociclistas batedores da PRF e outras forças de segurança pelas ruas de Goiânia. Um ônibus transporta as crianças e seus familiares em um pequeno percurso, escoltado pela polícia, transferindo para os pequenos a simbologia de que são autoridades na luta pela vida.

Alguns dos itens arrecadados para a campanha, como fraldas e brinquedos (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Campanha

O Dia 23 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (DNCCI) e serve para estimular ações educativas e promover eventos para fortalecer políticas de atenção integral às crianças com câncer e suas famílias. Neste ano, a PRF promoveu corridas e uma exposição de carros para a campanha.

Segundo o inspetor da PRF, Newton Morais, “cada policial simboliza um herói. Eles são convidados a raspar seus cabelos por um objetivo maior: fazer com que as crianças se sintam semelhantes a eles, ajudando na recuperação da autoestima”.

Este ano, foram arrecadados 1.500 pacotes de fraldas descartáveis, 2.550 caixas de medicamentos e centenas de brinquedos. Foram 40 doadores de sangue e cerca de 30 cabelos entregues no hospital.

A ação em Goiânia começou no ano de 2014. Alguns meses depois, a ação foi realizada em Itabuna, Bahia, por iniciativa da Delegacia PRF daquela região. Em 2015, treze superintendências da PRF aderiram à campanha. Já em 2016, o projeto atendeu mais de 1500 crianças, sendo que quase 1000 servidores da PRF se esforçaram para realizar dezenas de eventos em todo o Brasil.