Contrabando

PRF apreende uma tonelada de agrotóxicos contrabandeados do Paraguaí, em Jataí

Os policiais encontraram os produtos após os suspeitos desrespeitarem uma ordem de parada da Polícia Rodoviária Federal


Kayque Juliano
Do Mais Goiás | Em: 13/04/2019 às 11:09:04

Foto: Divulgação/ PRF
Foto: Divulgação/ PRF

Dois homens de 30 e 33 anos foram presos na tarde desta sexta-feira (12), na BR-364, em Jataí, transportando cerca de uma tonelada de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguaí. A dupla foi descoberta após não respeitarem o sinal de pare da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo a corporação, uma viatura da PRF deu sinal de pare para um Fiat Doblo, no entanto, a ordem foi desobedecida e o condutor iniciou uma fuga. Cerca de dois quilômetros depois do acompanhamento tático, agentes PRF prederam o condutor do Doblo e o motorista de um VW Gol que dava apoio para a carga contrabandeada.

Dentro do Doblo, os policiais encontraram cerca de uma tonelada de defensivos agrícolas. Os detidos informaram aos policiais que pegaram os produtos com embalagens do Paraguaí e da China, em Costa Rica, Mato Grosso do Sul e entregariam em Goiânia.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Luziano Severino, transportar produtos perigosos sem licenciamento é crime e traz riscos para o meio ambiente. “Além de não serem autorizados, a prática é condenável sob todos os aspectos, na questão ambiental, social e técnica. O uso indevido desses produtos tem seus reflexos tanto no operador, na pessoa que aplica e naqueles que vão consumir os produtos”, explica o delegado.

Os envolvidos foram encaminhados para a Central de Flagrantes em Jataí onde ficaram à disposição do delegado responsável.