IMUNIZAÇÃO

Prevista para fevereiro, vacina contra covid em Goiás não tem dia definido

Data de início da primeira e segunda etapa de vacinação, assim a de término da campanha, ficará a cargo do Ministério da Saúde


Ton Paulo
Do Mais Goiás | Em: 06/01/2021 às 14:54:04


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que o esquema de vacinação contra a covid-19 terá início no mês de fevereiro em Goiás, assim como nos outros Estados do País. No entanto, a pasta ressaltou que seguirá o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, que ainda definirá os dias.

Conforme a SES-GO, a data de início da primeira e segunda etapa de vacinação, assim como a de término da campanha, ficará a cargo do Ministério da Saúde. Já a pasta federal informou, no último domingo (3), que avalia três datas para dar início à campanha de vacinação contra covid-19 no Brasil.

Segundo a nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a melhor hipótese é começar o processo no dia 20 de janeiro. Contudo, a segunda possibilidade é iniciar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. 

Quantidade de doses e grupos prioritários

Ainda conforme a SES-GO, a previsão é que o Ministério da Saúde envie cerca de 150 mil doses para Goiás. Em todo o País serão 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford, via Fundação Oswaldo Cruz.

A pasta estadual informou que, pela projeção populacional, Goiás fica com 7% a 8% desse total, variando em torno de 140 mil a 160 mil doses.

A SES-GO calcula que cerca de 1,2 milhão de pessoas residentes em Goiás estejam aptas a receber a vacina contra Covid-19, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Os grupos prioritários são compostos por idosos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente, pessoas com comorbidades (diabetes, câncer, doenças respiratórias), residentes de casas de repousos e asilos, indígenas, entre outros.