Clima

Previsão do tempo em Goiás para o fim de semana é de sol com pancadas de chuva

No primeiro final de semana do ano, várias cidades apresentam nebulosidade variável

Cidades

Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 03/01/2020 às 18:54:19

Previsão do tempo em Goiás para o fim de semana é de sol com pancadas de chuva (Foto: Leitor | Mais Goiás)
Previsão do tempo em Goiás para o fim de semana é de sol com pancadas de chuva (Foto: Leitor | Mais Goiás)

Apesar do primeiro dia de 2020 ter sido de muita chuva, o primeiro final de semana do ano promete sol, porém, com nebulosidade variável e pancadas de chuvas isoladas em várias cidades de Goiás. Entre elas estão: Pirenópolis, Anápolis, Rio Verde, Caldas Novas e Goiânia.

De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), no primeiro sábado (4) do ano em Goiânia a previsão é sol, com temperatura máxima de 30° e mínima de 20°.

Em Caldas Novas, os turistas podem aproveitar o final de semana de muito sol, pois a temperatura máxima é de 29° e a mínima de 20°. Já os viajantes que escolheram como destino a cidade histórica de Pirenópolis podem encontrar muito sol, com temperatura máxima de 29°e mínima de 19°.

No domingo (5), a máxima prevista para a capital é de 30°. Em Anápolis, o clima é estável, com pancadas de chuvas isoladas e mínima de 19°. Em Rio Verde, que fica na região Sudoeste do estado, os moradores podem aproveitar o final de semana de sol apesar das pancadas de chuvas isoladas. A previsão é de temperatura máxima de 28° e mínima de 19. No último dia de 2019, a população da cidade foi surpreendida por uma forte chuva, inclusive com granizo.

Primeiro dia do ano com chuva

No dia 1º de 2020, em apenas 1 hora, Goiânia registrou 30% do volume de chuva previsto para a cidade em todo o mês de janeiro. Segundo o CIMEHGO, as chuvas ainda serão fortes na capital e em todo o estado.

André Amorim, gerente do Centro, explica que as fortes chuvas foram resultado da formação de sistemas convectivos ou nuvens de tempestades. “Tivemos dois fatores principais que contribuíram para as chuvas: o forte calor e a umidade atmosférica vinda da Amazônia. Tal combinação propiciou pancadas de chuva localmente fortes e rápidas”, afirma.

A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES) emitiu um alerta com dicas a serem seguidas nesse período. Aos primeiros sinais de perigo, é importante desligar equipamentos elétricos das tomadas e, se possível, a chave geral, além de fechar os registros de gás e água.

Se estiver na rua, a atitude mais correta é buscar abrigo em local seguro, alto e seco. Brincar, caminhar atravessar ou dirigir em locais alagados não é recomendado. Cachoeiras, piscinas, represas e rios devem ser evitados devido ao risco de descarga atmosférica ou as chamadas cabeças d’água.

Outra dica é não ficar em campo aberto ou próximo a árvores e postes, devido ao risco de queda e raios. E, para finalizar: seja solidário e ajude quem necessitar. Mas sem se expor a riscos. Em caso de emergências, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado no 193.

Por Laylla Alves*

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira