Do Mais Goiás

Preso suspeito de aplicar golpes em açougues e distribuidoras da Grande Goiânia

Homem de 51 anos estudava a rotina de donos de açougues e distribuidoras de bebidas antes de mentir para funcionários que tinha sido autorizado a fazer compras com cheques

Suspeito de aplicar golpes em açougues
Preso suspeito de aplicar golpes em açougues e distribuidoras da Grande Goiânia (Foto: reprodução - PC)

Homem de 51 anos foi preso suspeito de aplicar golpes em açougues e distribuidoras da Grande Goiânia. Até o momento, sete vítimas foram identificadas. Prisão preventiva ocorreu nesta quinta-feira (9).

De acordo com apurações da Polícia Civil (PC), Jair Ferreira Filho, estudava a rotina de proprietários dos comércios-alvo para se preparar. Na sequência, ele comparecia aos estabelecimentos com os nomes de cada proprietário.

O objetivo, segundo as investigações, era mentir que tinha obtido permissão dos donos para fazer compras de altos valores por meio de cheques.

O golpe só era descoberto quando as vítimas tentavam depositar ou descontar as “chiquititas”, palavra do linguajar policial para se referir a cheques fraudados ou falsos. Modalidade de golpe era amplamente aplicada antes do surgimento de cartões de crédito ou débito.

Vítimas reconhecer suspeito de aplicar golpes em açougues e distribuidoras

Sete vítimas já reconheceram Jair Ferreira como responsável pelos golpes, que foram aplicados entre agosto do ano passado e março de 2021. Por suspeitar que ele tenha feito outras vítimas em Goiás, a Polícia Civil decidiu divulgar o nome e a imagem do suspeito.

De acordo com a PC, a imagem e qualificação de Jair Ferreira Filho foram divulgadas em decorrência da primazia do interesse público sobre o particular, pois possibilitará o reconhecimento por parte de outras vítimas ainda não identificadas, conforme os ditames da Lei 13.869/2019 e Portaria nº. 02/2020 – PCGO.