ACORDO EXTRAOFICIAL

Preso na Rússia por medicamento ilegal, Robson deve ser solto após intervenção de Bolsonaro

Presidente acertou a liberação do motorista que trabalhava com o jogador Fernando com o líder russo Vladimir Putin


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 22/11/2020 às 14:39:45

(Foto: Reprodução / TV Globo)
(Foto: Reprodução / TV Globo)

O motorista Robson Nascimento de Oliveira, de 48 anos, preso há um ano e oito meses na Rússia, deve ser libertado nos próximos dias, após acordo extraoficial entre os presidentes Bolsonaro e Vladimir Putin. A informação é da Revista Época.

Robson foi detido com um medicamento considerado ilegal na Rússia, quando trabalhava para o jogador Fernando. Segundo informado, Putin sinalizou a resolução do caso após intervenções de Jair Bolsonaro.

Pelo Twitter, a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL) comemorou o acontecido. “Vitória: após pedido do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acertou a libertação de Robson, diz a Época! O motorista está preso na Rússia há 1 ano e 8 meses, acusado de tentar entrar com um remédio, ilegal no país, para o sogro do jogador Fernando.”

Pedido

Vale lembrar, no último mês disse que ajudaria Robson. “O caso do motorista Robson Oliveira (trazido a mim via Felipe Melo/Palmeiras), ora preso na Rússia, é complexo, mas não impossível de ser solucionado”, disse pelas redes sociais, à época.

Ainda segundo Bolsonaro, a embaixada informou que Robson poderia ser condenado a 20 anos. O motorista foi preso em março de 2019 por estar com o remédio Mytedom 10 mg, considerado uma droga no país. Ele seria destinado ao sogro do jogador com quem trabalhava.

“A juíza do caso acaba de se aposentar e, dessa forma, o processo voltou à estaca zero”, escreveu o presidente, no último mês. Destaca-se que, posteriormente, foi enviada uma carta para Putin pedindo a soltura do brasileiro. No texto, o argumento era que ele não tinha nenhum conhecimento dessa regra. Na última terça (17), Robson esteve em mais uma audiência. Atualmente, ele ainda está preso na Unidade Penal de Kashira (110 km de Moscou).

O jogador Fernando, atualmente, está no Beijing Guon, da China. Quando Robson foi preso, ele jogava no Spartak de Moscou, na Rússia.