Do Mais Goiás

Prefeitura faz nova testagem de covid-19 em Goiânia; foco são assintomáticos

Ação começa nesta quarta (20) e vai até 17 horas de quinta-feira (21), no Jardim Balneário Meia Ponte

Teste de identificação de covid-19 são realizados na região Norte de Goiânia, no Jardim Balneário Meia Ponte (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)
Prefeitura realiza testagem contra covid-19 na região Central (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) inicia, a partir desta quarta-feira (20), uma ação ampliada de testes de identificação de covid-19, no Jardim Balneário Meia Ponte. Segundo a Secretaria, serão realizados cerca de 2 mil testes, com foco em identificar e tirar de circulação pessoas assintomáticas.

Os exames serão aplicados nesta quarta (20) e quinta-feira (21), das 8h às 17h, na Escola Municipal Amancio Seixo de Brito, na região Norte da capital. As testares não necessitam de agendamento e vão acontecer nas modalidades drive-thru e pedestre. Confira o endereço completo no fim da reportagem.

A escolha das primeiras regiões tem sido em áreas onde houve aumento de casos, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni. “Na primeira semana de testagem de 2021 tivemos um grande número de pessoas que buscaram o teste e percebemos que precisamos retornar às regiões onde que houve aumento no número casos e internações para que possamos quebrar a cadeia de transmissão”, afirma.

Homem realiza o teste para identificação de covid-19 são realizados na região Norte de Goiânia, no Jardim Balneário Meia Ponte (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Os testes é feito através de material coletado no nariz, com uma haste flexível, chamada de swab, capaz de identificar pessoas infectadas, mesmo sem apresentar sintomas. O resultado é rápido, sendo entregue em até 20 minutos.

Podem fazer o exame pessoas pessoas acima de 12 anos de idade e que não apresentam sintomas. Caso apresentar algum sintoma, a recomendação da Secretaria é de procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada da Covid-19.

Balanço

Profissionais de saúde realizam testagem ampliada na região Norte de Goiânia, no Jardim Balneário Meia Ponte (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Profissionais de saúde realizam testagem ampliada na região Norte de Goiânia, no Jardim Balneário Meia Ponte (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto, Goiânia já testou 109.781 pessoas, sendo que 12.522 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que corresponde a 11,4% do total.

Segundo um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, o Estado de Goiás é um dos que mais aplicou testes no Brasil. Os dados, que foram reunidos até 11 de novembro, indicavam que Goiás aplicou mais de 20,7 mil testes.

Outros estados, como o Acre e Pernambuco, haviam realizado até novembro de 2020, menos de 10 mil testes. Acre somava 8,8 mil testes aplicados e Pernambuco 9,3 mil.

Testagem de antígeno para Covid-19 retorna à região Norte
Data: 20 e 21/01 (quarta e quinta-feira)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito
Endereço: Alameda Milão, 91 LT Área – Jardim Balneário Meia Ponte