Cidades

Prefeitura facilita localização de jazigos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) vai disponibilizar terminais com computadores e uma equipe técnica para ajudar na localização dos túmulos.




Em função do grande movimentos nos cemitérios públicos de Goiânia, será disponibilizada aos cidadãos uma ferramenta digital para localização de túmulos nos sete cemitérios da capital, por meio do portal da prefeitura  , no link Serviços, opção Consulta Falecidos. Pra utilizá-lo, é preciso digitar o nome completo do sepultado e escolher o cemitério.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) disponibiliza terminais com computadores e uma equipe técnica para ajudar na localização dos túmulos.

São esperadas pela Prefeitura de Goiânia mais de 400 mil visitantes nos quatro cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) durante o feriado do Dia de Finados, nesta segunda-feira, 2. Os cemitérios estarão abertos entre 7h e 18h.

A secretária de Assistência Social, Maristela Alencar, afirma que cerca de 200 servidores da prefeitura estarão envolvidos com evento de Finados. Entre elas, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que reforçará a segurança dos cemitérios, e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), que fará o monitoramento do trânsito no entorno dos principais cemitérios da Capital.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh) também atuará na ocasião ajudando na demarcação do espaço destinado aos vendedores ambulantes que comercializam flores e velas. “Trabalhamos muito para que tudo ocorra dentro do previsto e que todas as famílias possam ter acesso aos túmulos dos seus familiares com segurança e tranquilidade”, disse a titular da Semas.

Na oportunidade, a prefeitura promove ainda ações de conscientização sobre o combate à dengue nos cemitérios. Agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão orientar a população sobre os cuidados de manutenção nos túmulos com intuito de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença. Além disso, equipe da Saúde também realizarão serviços de aferição de pressão arterial.

Jazigos

A Semas, responsável pela administração dos cemitérios públicos da capital, solicita às famílias que possuem jazigos perpétuos que providenciem a manutenção e a conservação dos túmulos junto à Divisão de Administração e Controle de Cemitérios. A falta de regularização poderá ser interpretada como abandono e poderá causar transtornos no futuro.