Imunização

Prefeitura disponibiliza dois postos de vacinação contra gripe durante feriado

Grupos prioritários como o de professores e portadores de doenças crônicas ainda registram baixos índices de imunização. Meta de cobertura vacinal do MS é de 95%, enquanto prefeitura possui 75%


Hugo Oliveira
Do Mais Goiás | Em: 23/05/2019 às 08:55:36

Prefeito Iris Rezende e secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, durante campanha de vacinação (Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura)
Prefeito Iris Rezende e secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, durante campanha de vacinação (Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura)

Integrantes dos grupos prioritários na imunização contra os vírus da gripe, H1N1 e Influenza B, terão mais uma oportunidade de adquirir suas coberturas vacinais. Neste feriado, entre os dias 24/5 e 26/5, a Prefeitura de Goiânia irá disponibilizar dois postos de saúde para a tarefa: o Cais Campinas e o Centro Municipal de Vacinação, no Pedro Ludovico. Interessados deverão comparecer entre as 8h e as 17h.

Até o momento, o Paço calcula que a cobertura contra as doenças na capital é de 73,05%, abaixo da média preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. A pasta local justifica que, até o momento, alguns grupos prioritários, como portadores de doenças crônicas (52%) e professores (58%), estão com baixa procura e consequente baixa cobertura. Ao todo, 121.153 pessoas ainda não se imunizaram.

(Foto: Jackson Rodrigues/Prefeitura)

Quantos à vacinação dos demais grupos, Gestantes têm 58% de cobertura; crianças menores de 6 anos, 72%; trabalhadores da saúde, 64%; puérperas, 82%. Os idosos foram os que mais se preocuparam com a saúde e 98% deles já foram vacinados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a proliferação do H1N1 tende a ser maior nessa época do ano em razão do tempo seco. A Campanha teve início no 10 de abril e tem conclusão prevista para o próximo 31 de maio.