APURAÇÃO

Prefeitura de Itumbiara investiga material hospitalar abandonado em galpão da cidade

Macas e diversos tipos de aparelhos usados em hospitais em bom estado de uso, alguns novos e ainda embalados, foram encontrados amontoados em um barracão


Ton Paulo
Do Mais Goiás | Em: 08/01/2021 às 16:36:24

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itumbiara, no sul de Goiás, confirmou nesta sexta (8) que abrirá uma sindicância para apurar o caso de materiais hospitalares e de educação abandonados em um galpão da cidade. Macas e diversos tipos de aparelhos usados em hospitais em bom estado de uso (alguns novos e ainda embalados) foram encontrados amontoados em um barracão, que era usado por uma empresa automotor.

A sindicância foi recomendada à Secretaria Municipal da Administração em uma circular publicada na quinta (7), pela Procuradoria-Geral de Itumbiara. No documento, o órgão pede a “apuração da situação dos equipamentos que estavam em situação de abandono no antigo barracão da Suzuki, pertencente ao município de Itumbiara, na BR-153”.

Conforme a procuradoria, no local foram encontrados equipamentos da área de saúde e educação, alguns fora de uso e outros novos, em situação de aparente abandono.

O procurador José Mário de Oliveira Júnior solicitou à Secretaria Municipal de Saúde o levantamento dos bens e a avaliação técnica dos equipamentos que podem oferecer riscos ao meio ambiente e à população, pela conservação ou descarte inadequado, para dar a correta destinação. O mesmo foi feito em relação à Secretaria Municipal da Educação.

Uma cópia da circular será encaminhada ao Ministério Público. Ao Mais Goiás, a Prefeitura de Itumbiara não informou prazo, mas garantiu que abrirá a sindicância o quanto antes para apurar o que provocou o abandono do material no local indicado pela procuradoria.